05 maio 2015

Vinte e Um Anos Sem Mario Quintana


quintana Vinte e Um Anos Sem Mario Quintana, Mas Eles Passarão

O gaúcho Quintana é sem sombra de dúvidas um dos maiores poetas brasileiros. Jornalista de profissão, nunca se casou nem deixou filhos. Viveu grande parte da sua vida no Hotel Majestic , em Porto Alegre, hoje tombado pelo Patrimônio do Estado e transformado em Casa de Cultura Mario Quintana. Faleceu na data de hoje em 1994, tendo nascido em 1906.
O nome ele sempre escreveu sem acento, e por três vezes concorreu a uma cadeira na ABL não conseguindo os votos necessários.
Isso jamais impediu de ser hoje dos mais consagrados e conhecidos literatos do País.
Trabalhava no Correio do Povo, que quando faliu ele perdeu seu quarto no Hotel Majestic e com estoicismo, indo morar num, quarto menor no Hotel Royal disse com estoicismo uma das mais belas frases poéticas do País: "Eu moro em mim mesmo. Não faz mal que o quarto seja pequeno. É bom, assim tenho menos lugares para perder as minhas coisas".
Deixou uma fantástica obra literária. Amo um de seus menores poemas, o “Poeminha do Contra”:

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.