12 setembro 2011

A MAGIA DE ZEBEDEU


Até hoje, passados mais de dez anos que representei  o Zebedeu na novela “Mandacaru” da extinta Rede Manchete, muitas pessoas me param nas ruas a me parabenizar por aquele trabalho. A grande maioria, homens.

Público masculino que assistiu a novela “cangaceira”.

Existe sim a “novela masculina”. É sobretudo aquela que trata menos de romantismo e  mais de intrigas de negócios, seqüestros, bandidos, heróis, vilões , mocinhos, tiros, e violência etc. etc..

Este foi o caso de Mandacaru, além do grande apelo que o tema Nordeste,  e seu cangaço, trazem ao público brasileiro.

Mas Avancini mais uma vez foi Mestre.

Dividiu Mandacaru em duas vertentes: a dos folhetos  de Cordel de Cavalaria, com Tirana e seu bando; com o “Tenentinho” e sua tropa. Heróis românticos, “bonitinhos”, capazes de partir os corações femininos, e empolgar os masculinos pela ousadia e coragem das personagens.

E o Cordel de Bufoneria. Que acabou encontrando sua expressão máxima na minha personagem, Zebedeu.

Num país de tradição de comédias, com um povo alegre e otimista como o nosso é claro que o bufão agradou em cheio. “Tomou” a novela e cativou o público. Um vilão engraçado , empático.

Fui abençoado com a segunda grande vitória minha na TV. A primeira havia sido o “Bafo de Bode” em Tieta.
Vitória que Avancini, mesmo com toda a sua maestria não esperava. Um dia antes das gravações começarem ele me chamou e disse-me  que eu seria execrado pela crítica, e que eu ia estragar a novela, porque eu estava completamente fora do tom dela.

Por fim, era Zebedeu quem dava o tom da novela. E Avancini, como pai da criança ficou muito satisfeito por ter errado sua previsão sobre minha atuação.

Mas o segredo principal de Mandacaru foi sua divisão em duas vertentes da literatura de Cordel. Artimanhas de um gênio que nos deixou muito cedo: Walter Avancini.

7 comentários:

  1. Ola tudo bem , eterno Zebedeu ?
    Eu agradeço a ti por este papel que fez , me deu uma rgande inspiração desde criança para compor letras de musicas e até no modo ao pensar e negociar , mão na frente e outra atras . Foi uma unica novela que acompanhei desde inicio a fim e que gostei , rica em cultura , informação e entreternimento .
    Um abraço
    Att. Anderson Silva

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Pelo belo trabalho sou seu fã parabéns

    ResponderExcluir
  3. O melhor do Brasil!

    ResponderExcluir
  4. Hoje, 4 de setembro de 2016, eu o conheci almoçando na Rota 101 de Ibiraçu-ES. Além da sua simpatia e humildade, reconheço-o como um dos melhores atores do Brasil. Obrigado. Silvestre De Pizzol Vicente.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bemvindo, eu (Ronesier, o Roni) era o Produtor de Arte em Mandacarú, praticamente morávamos na cidade cenográfica de tanto tempo que passávamos lá. Até hoje quando alguém me irrita (principalmente os ignorantes direitistas), eu uso o bordão do 'Zebedeu': "Não me queira mal porque eu só sei querer bem" (e em seguida cortava a orelha do chato e a colocava num colar de orelhas, lembra?). Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu não acompanhei a novela na época que passou na tv aberta, mas estou assistindo agora e amando seu personagem e toda a trama! Perfeito, um grande ator brasileiro

    ResponderExcluir
  7. Eu sou Sara Holanda, uma jovem de 20 anos assistindo Mandacaru e morrendo de rir com Zebedeu! Parabéns Benvindo Sequeira!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.