21 maio 2015

Charles Chaplin Já Foi Ameaça à Segurança do Brasil



Aquiles Nazoa, humorista venezuelano, fala sobre o humor:
-  " O humor é uma forma de pensar, sem que quem pensa perceba que está a pensar" é, portanto, pensar de contrabando. Sociedades abertamente ditatoriais odeiam o pensamento, pois inevitavelmente leva à liberdade e à autonomia.

O filme “O Grande Ditador” de Charles Chaplin que hoje é mostrado sem problemas, de maneira trivial, com cena até como abertura de telenovela, você, leitor, nem pode imaginar o quanto foi difícil para Chaplin fazer  este filme e exibi-lo.

A proibição ao filme não se limitou apenas aos governos nazifascistas da Alemanha e da Itália, foi além: o próprio governo dos EEUU, considerado democrático, mas fiel aos seus interesses não queria contrariar aliados irritados com o filme.

Chaplin foi acusado de "fascismo prematuro", porque o humor é sábio e  sempre tem a capacidade de antecipar a tragédia humana.

Esta foi a resposta de Chaplin às pressões contra o filme: "Eu vou tornar público este filme mesmo que para isto eu tenha que construir ou comprar um cinema e mesmo que o único espectador da sala de projeções seja eu”.
"O Grande Ditador" foi proibido na Itália, Alemanha, Espanha, na Europa ocupada, Costa Rica, Argentina, entre outros, e muitos cinemas na América do Norte também  optaram por não exibí-lo.

E para não dizer que fomos -   ou somos -   um País em desalinho com o Mundo, à época sob o regime ditatorial pró-fascista de Getúlio Vargas o filme também foi proibido no Brasil. Uma ameça à segurança nacional. E com isso mais uma vez Chaplin expôs o ridículo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.