13 maio 2015

A Princesa Isabel Não Foi Essa redentora Toda

isabel A Princesa Isabel Não Foi Essa Redentora Toda

A Princesa Isabel é considerada a Redentora da Escravidão no Brasil. Mas não é bem assim. Ou não.
O que ela fez em 13 de maio de 1888 foi sancionar a Lei que o senado brasileiro aprovou, a Lei Áurea. O Brasil já era uma Monarquia Parlamentarista e  Constitucional e competia apenas à Regente sancionar ou vetar a Lei.
Há década s arrastava-se a questão da escravidão, desde os embargos ingleses aos navios negreiros em 1830 até a Lei do Ventre Livre e outras Leis que pouco e pouco foram colocando o Brasil na rota das nações civilizadas.
Quando o Senado chegou a aprovar a abolição definitiva da escravatura no Brasil fe-lo apenas porque a mão de obra escrava significava então muito pouco para a economia nacional. Restavam ainda 600.000 escravos no Brasil à época, número bem inferiro às décadas anteriores, quando a população escrava do Rio de Janeiro chegou a ultrapassar a de cidadãos livres.
Então, Dona Isabel não foi essa gracinha toda não. Cumpriu com sua função constitucional já que toda a Nação, através de seus movimentos civis e de seus representantes legislativos já haviam decidido pelo  fim à escravatura, coisa que ela só fez assinar e ainda festejar no Palácio em Petrópolis com um baile para toda a aristocracia.

Um comentário:

  1. Amei!
    Muito bem colocada a questão da "heroína" ... Ela não tinha outra saída senão assinar.
    Gosto de te ler Mestre!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.