10 fevereiro 2016

Mutuca é Que Tira Boi do Mato - Muita Calma Nessa Hora

O mosquito "mutuca" em pose especial para este blog

“Mutuca é que tira boi do mato”. Aprendi essa frase há muitos anos. Um provérbio popular. Mutuca é um mosquitinho pequenininho, mas com uma ferroada dolorosa. Faz o boi saltar de dentro da moita, irritado.
Vivemos hoje um momento de muita irritação. Talvez o maior momento de irritação que jamais vivemos neste País.
A gente vai engolindo tudo que nos aborrece. Pensamos e sabemos que é melhor assim, para evitar estresses e doenças. Vejo quatro PMs matando cinco jovens no Rio, sem nenhum motivo; vejo PMs jovens sendo mortos diariamente por traficantes; uma senhora sendo morta por bandidos sem ter feito nada; a corrupção em todos os estamentos; a agressividade das pessoas; o trânsito caótico; o preço da energia elétrica; o aumento do preço dos remédios...a mediocridade...a lama de Mariana ... a perda do Rio Doce...tudo isso a gente vai procurando contornar, com calma, pra não se aborrecer ainda mais.
Então, clima pesado, resolvo sair pra espairecer. Dar uma volta no Jardim Botânico, sentar embaixo de uma árvore e descansar a cabeça. Sentir o silêncio dos homens e o som da Natureza. E é aí que entra a “mutuca”: Quero sair. Estou só, em casa. Quero sair e a chave... a chave não está na porta. Não está no meu bolso, não está na mochila, não está em lugar algum. Uma coisa tão pequenininha quanto uma chave impedindo minha saída de casa.  E eu não a encontro! Cadê a chave!!! Eu preciso sair, eu QUERO sair, mutuca!!!
E é aí que toda a raiva contida pelos aborrecimentos do dia a dia se apresenta, nem mesmo sobre a forma de um boi, mas de um touro. A raiva explode em mim. Uma ira incontida. Todas as desgraças passam a ser significadas nesta chavezinha sumida. A mutuca tirando o boi do mato. Perco a paciência, grito, tento tirar os ferrolhos, arrombar a porta, quebrar a maçaneta...nada.
Sou vencido pela exaustão. Sento-me e procuro relaxar. Dali a dois minutos reencontro a chave no bolso da calça que eu procurara antes e não achara.
A mutuca é o pior de todos os aborrecimentos, e num momento assim  só há uma solução: “muita calma nessa hora”.

2 comentários:

  1. Sou nascido em Eloi Mendes MG,conhecida como Mutuca por causa desse mosquito.Fica no sul de Minas.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.