01 fevereiro 2016

Filme "Corações e Mentes" Retrata Nossos Enganos


                               "Corações e Mentes" denuncia nossos enganos

O coração é enganador. Quando nos guiamos por ele sempre somos levados ás paixões, emoções, e agimos desta forma por impulso e não por razão na maioria das vezes. E na maioria das vezes nos decepcionamos porque nos deixamos levar pela ilusão, e não pela razão.
A razão estaria na mente. Mas percebi hoje que a mente também deve ser disciplinada a buscar o racional, porque também ela se solta, livre, abstraída, é enganadora.
Percebi isto olhando manchas na parede de uma sala. Cada mancha lembrava-me uma figura. Ora de um rosto, ora de um pássaro, ora de um símbolo...e por aí. Na verdade, eram apenas manchas na parede, mas a mente enganadora, solta, abstraída me dizia que eram figuras reais.
O teste definitivo pode se dar diante de uma pintura abstrata. Cada um vê o que sua mente cria. E o que ela cria só existe na mente, porque na verdade são apenas   borrões aleatórios, coloridos, sugerindo movimento, luzes e formas.
Ou seja: se juntarmos o coração enganador e uma mente indisciplinada podemos estar entrando em situações muito complicadas, ilusórias, frustrantes que nada tem a ver com a verdadeira realidade diante dos nossos olhos.
É preciso estar atento sempre a corações e mentes, que por sinal é o nome de um filme sobre a terrível guerra do Vietnam, um trágico equívoco a que a Humanidade foi levada, enganada por emoções e razões equivocadas.
Corações e Mentes procura demonstrar que o militarismo exacerbado e racismo intrínsecos à cultura estadunidense levaram os Estados Unidos ao extenso conflito no Sudeste Asiático. A meta do documentário que ganhou o Oscar, em 1975, é investigar os corações e as mentes dos norte-americanos.
O filme expôs as devastadoras consequências humanas deste conflito, que matou mais de um milhão de vietnamitas - a maioria civis - e 45 mil soldados norte-americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.