06 setembro 2015

Em Caso de Polícia, Chame o Ladrão

Só Ele mesmo...


(Diálogo real, com pequenas pinceladas fictícias de humor, e nomes e endereços fictícios.)

Três e meia da madrugada. Cidadão acorda com o barulho e percebe que estão tentando arrombar a porta do seu apartamento.  Olha pelo olho mágico e vê um sujeito que não reconhece. Interfona ao porteiro que responde sonolento com um “dialeto” ininteligível. Então o cidadão desesperado liga para o 190 da Polícia Militar:

-  190
- Polícia militar?
- (Do outro lado é dita alguma coisa também ininteligível)
- Meu nome é Álvaro, Rua Pio Ferreira 122, apartamento 804. (Diz com a urgência que o momento requer).
- Como é seu nome?
- Álvaro.
- A sua identidade.
- 1104567358-79
- 1104567358-69?
-Não senhor, é: 1104567358-79
- 79 né? Certo. Como é mesmo seu nome?
- Álvaro.
- Boa noite seu Álvaro. Qual é o seu endereço?
- Rua Pio Ferreira 122, apartamento 804.
- Um momento... (Tempo. E o estranho forçando a porta. Terror.) Não estou achando esta Rua Pinto Ferreira.
- Não é PINTO Ferreira é PIO Ferreira.
- Ah, sim, uma questão eclesiástica. Tem alguma refeerência pra essa rua?
- Começa em frente ao Viaduto Adroaldo de Mello.
- É, né? Não conheço esse Viaduto...Mas qual é o problema seu Armando?
- Álvaro.
- Quem é Álvaro?
- Meu nome. É Álvaro, não é Armando.
- Qual o problema seu Álvaro?
- Estão tentando arrombar a porta do meu apartamento. O porteiro não soube me dizer nada e está adormecido. Por isso estou pedindo ajuda a vocês.
-  Quem está tentando arrombar?
- Não sei. Um sujeito que eu nunca vi.
-  Como o senhor sabe que nunca viu?
- Porque vi pelo olho mágico.
- Então o senhor já viu ele.
- Sim, vi. Mas nunca vi.
- Viu, mas nunca viu?! (Ri).O senhor está confuso...
- Não estou confuso, estou nervoso.
- Fique calmo.
- Sim. Mas o cara está forçando minha porta.
-Mas como ele entrou no prédio?
-Não sei.
- Como ele passou pelo porteiro?
- Não sei, meu senhor! Eu estou dentro de casa, e só sei que ele está forçando a porta.
- Mas o senhor não conhece ele?
- Já disse que não!
- Está bem. Vamos enviar uma viatura ao local.
- Obrigado.

(O sujeito parou de forçar a porta e é visto agora em pé no corredor do lado de fora falando coisas desconexas)

- 190
- Há vinte minutos pedi uma viatura porque há um sujeito tentando arrombar a minha porta.
-Ah, é o seu Álvaro?
- Sim. Demora muito pra vir uma viatura?
- Não é mais com a gente, vai depender da disponibilidade...

(Tempo de angústia e terror. Quinze minutos depois...)

- Aqui é da Central da PM. Qual é o problema seu Álvaro?
O cidadão explica tudo de novo e pergunta pela viatura.
- Aqui é do Batalhão do Centro, mas estamos enviando uma do seu bairro.

Mais dez minutos e silêncio total na escuridão do corredor externo. De repente toca o interfone:
- Seu Álvaro, é Ismael.
- Quem, é Ismael?
- O porteiro.
- Mas o senhor não se chama Zinho?
- Apois então: Zinho, de Ismaelzinho.
- Sim, seu Ismael,zinho. Já chegou a viatura?
- Não precisa de viatura não.  O homem já se resolveu. Foi engano. Era o morador do 704 que chegou muito chumbado e confundiu as portas.

Cidadão liga de novo para o 190.
- 190
-É o Álvaro!
- Oi seu Álvaro! Tudo bem?
- Tudo. Olha eu quero cancelar a viatura que não chegou até agora, mas foi apenas um engano e tudo se resolveu. (Constrangido). Desculpem o trabalho que eu dei.
- Não foi trabalho nenhum. Estamos aqui para servir.

E assim vamos vivendo com toda a segurança, graças a Deus. E pra dizer a verdade: só graças a Ele, mesmo.


2 comentários:

  1. Excelente!
    Aí, como aqui, como em todos os lugares, ao que já suponho,
    a eficiência da Polícia é somente em cima de Professores,
    Artistas de Rua, Palhacim apresentando-se a estudantes,
    indígenas...
    Melhor chamar o ladrão kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Há uns 20 anos mais ou menos eu trabalhava na tesouraria de um grande banco.
    Liguei pra uma das agências que ficava em uma avenida conhecidíssima na cidade de Santos para saber qual seria o movimento para o dia seguinte e enviar o numerário.
    Quando estava conversando com o funcionário ele me disse que estavam sendo assaltados naquele momento e que iria desligar.
    Imediatamente, apesar da tremedeira, liguei para o 190 para informar o que acontecia e não é que me perguntaram como chegariam àquela avenida? Quase mandei tnc mas expliquei que era a principal avenida do bairro e que não seria difícil chegarem lá e que o assalto estava acontecendo naquele momento.
    Perguntaram novamente e novamente... Pedi para que me retornassem a ligação para confirmar que não era trote. Você ligou? Nem eles...
    Resultado: Os ladrões ficaram mais de 30 minutos dentro da agência perpetuando o assalto e a "puliça" só chegou mais de 60 minutos depois.
    Graças que não aconteceram disparos e ninguém se machucou.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.