11 setembro 2015

O STF E a Maconha: Vai ou Não Vai?




Venho acompanhando as opiniões dos Ministros do STF sobre a descriminilização da maconha. Em julgamento uma erva: culpada ou inocente?

Não sou a favor nem contra, muito pelo contrário. Digo, reafirmando a frase do avô de Aécio Neves, o Dr. Tancredo, primo do Dr. Trancado. E falando em Aécio, muito embora o psicólogo Flavio Gikovate diga que a maconha é a droga dos derrotados,   mesmo tendo sido derrotado nas eleições passadas  quem vê o brilho vitorioso no rosto do Aécio sabe que maconha ele não usa mesmo.

Mas o assunto são as declarações dos Mínistros.
São muito curiosas, principalmente as que afirmam concordar com a legalidade da posse da erva: pode portar, mas não pode fumar, diz um. Pode portar só até 25 gramas, diz outro. Mas só a maconha, outras drogas, não.

Não dá pra entender. Portar mas não fumar é semelhante à visão judaico-cristã do homossexual: pode ser homossexual mas não pode transar. Vontade é coisa que dá e passa diz meu priminho Wagner, o Abduzido.

Portar até 25 gramas é mais doido ainda. Quanto é 25 gramas de maconha? É igual açucar? Quatro colherzinhas...Vai ter balancinhas nas delegacias? Ou cada agente policial vai carregar sua própria balancinha? E se der 26 gramas? Pega tráfico por causa de um grama a mais?

E pra completar: "maconha sim, mas outras drogas não". Mas maconha não é droga. Maconha é uma erva. Nasce igual mato:  carirú, tiririca, melão de São Caetano...

Meu sobrinho Alexandre, o Sábio, vai enrolando sua seda enquanto acompanha chapado os debates no STF.
E eu nem preciso enrolar nada  pois já fico doidão só de acompanhar as declarações. Entro numa de Alice no País das Maravilhas.


Acorda Alice, acorda pra me responder como é que depois de julgada a maconha pela Justiça vai ficar a vida do cogumelo, já que é um fungo, não é droga nem erva?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.