30 janeiro 2011

REDE DE BLOGUEIROS É MOVIMENTO SOCIAL?

Observando o movimento da Tunísia e agora o do Egito, onde as redes sociais e os blogs e sites tem papel muito importante na mobilização e comando destas lutas, -  ao contrário da imprensa golpista que uma semana antes insistia em publicar na primeira página que a WEB não leva a nada em termos de movimento sociais - observando estes movimentos de luta democrática e cotejando-os com a mobilização dos internautas no Brasil eleitoral de 2006 e 2010, percebo a importância e a formação de um Movimento Social de Blogueiros e Internautas.
Tal Movimento, ainda tímido em 2006 , foi vigoroso nas eleições de 2010, quer desmentindo a quantidade de calúnias assacadas pelos fascistas e pelos partidos que caminharam para a Direita contra as forças populares, quer orientando o voto e expressando  opiniões generalizadas da cidadania.
A tendência é  crescer e avançar ainda mais nestes pontos.
O Teia Livre; o Rede Liberdade; o Rede Democrática;o MVPT; os Blogueiros Progressistas -  apenas para citar algumas redes  formadas em 2010 agrupam cidadãos das mais variadas regiões do País, numa integração nacional na luta por liberdade de expressão, democracia, cultura, informação de qualidade e oposição à Imprensa reacionária.
O reconhecimento disto como um Movimento Social, como a Pastoral da Terra, o MST, a UNE, as Associações de Moradores, ONGs etc. deve começar pela conscientização dos próprios membros destas redes de que representam, unidos, um grande e novo, revolucionário e cibernético, Movimento Social.
É para este caminho que devemos nos dirigir, para uma melhor e maior estruturação de nossas ações e objetivos, buscando o que temos em comum, e aprendendo com a nossa diversidade.
Tivemos em webcam com centenas de compas   a primeira discussão do #Coletivo da Rede, convocado em primeira instância pelo compa Beto Mafra.
Companheiros das diversas redes conclamam para este debate que deve pela primeira vez nos colocar – em Rede -  na situação de autoconhecimento da extensão do nosso poder político e social.
A mediação foi do "global" José de Abreu e deste "universal" que vos escreve, o convidado foi o ex-deputado Roberto Simões, do PT.

6 comentários:

  1. Claro que a rede globoPIG também se alinhará aos apoio dos americanos ao Mubarak do Egito.É bem capaz que o Bonner,orientado pelo Ali Kamel,apareça noticiando que o povo egípcio é que é golpista.

    ResponderExcluir
  2. Essa interação é espetacular. Muita máscara caiu nessas eleições de 2010 fruto disso. A informação não tem mais dono. É bom fazer parte disso. Abçs.

    ResponderExcluir
  3. Que cresça cada vez mais... temos um pais pra reinventar. Irmanados nessa luta ombro a ombro!

    ResponderExcluir
  4. Grande post BV! Concordo plenamente contigo! Apesar de que tenho ainda ressalvas quanto ao mundo virtual que pode nos deixar cada vez mais preguiçosos no mundo real. Abs

    ResponderExcluir
  5. ABAIXO AO FALSO COLETIVO!!!
    VIVA O INDIVIDUALISMO!!!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.