04 janeiro 2011

MEMÓRIA - FOTOS DE GONZAGUINHA EM 1966

Hoje acordei com saudades do meu amigo Gonzaga Jr. o Gonzaguinha.
Começamos juntos a  carreira, em 1966. Na Ilha do Governador, Rio, como espetáculo "Joana em Flor e outras Histórias" . Um grupo de atores, incluindo eu, declamava poesias de Brecht  etc. e Gonzaguinha cantava suas músicas, pedindo que não revelássemos jamais que ele era filho do Gonzagão.
Queria fazer a carreira por ele mesmo.
Eu tinha então 18 anos e Gonzaguinha 19.
Abaixo fotos inéditas  do Grupo em viagem a Aracaju - de ônibus -  para se apresentar mo Cine Teatro Rio Branco, e logo após na Sorveteria e Boate Yara, onde seríamos presos lá , por estarmos apresentando uma peça subversiva.

































Da esq. p direita : Lia Maria, Reynaldo Gonzaga, eu, Luis Fernando Gumarães (Não o da tv) e Gonzaguinha de boné. Sentados , grupo de retirantes, cidade de Milagres - Bahia , Restaurante Santo Antonio - 1966
Os mesmos, na mesma Milagres/BA
Cartaz da peça
de volta ao Rio o jornal "Correio da Manhã" noticia prisão de atores. 
Da esq. para a dir.: Reynaldo, Lia Maria e Gonzaguinha


4 comentários:

  1. Maravilhas, meu ator, maravilhas, dá vontade de recomeçar, tudo denovo...

    ResponderExcluir
  2. Bemvindo, o pessoal daqueles Fotologs da Ilha vão adorar ter contato com essas imagens, sei que você conhece a turma que faz aquele trabalho maravilhoso, manda material pra eles!

    Aliás, houve um movimento pra homenagear Gonzaguinha lá na Ilha, nunca conseguimos! Ele merecia alguma grande referência, tal como o Castro Gonzaga tb.

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Meu tio, Jota Moraes(Jotinha para os intimos) foi maestro, arranjador, compositor do grande Gonzaguinha. Jotinha tinha tanto amor pelo Gonzaguinha que quando se deu a triste partida, ficou anos em estado de depressão. Tive o prazer de apertar a mão do Gonzaguinha, e não acreditei o dia que ele se foi...não acreditei mesmo...
    Letras de musicas como as dele eram raras, muitas delas eu me indentifico, outras, se indentifica com o povo.
    Como Gonzagão descrevia em suas letras a vida no sertão, Gonzaguinha descrevia a vida, o amor, a paixão, letras como "Gerreiro Menino" onde eu me indentifico...
    A verdade seja dita, poucos Guerreiros como Gonzaguinha existiram para nos dar brilho!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.