27 novembro 2010

O PALHAÇO , A REVOLUÇÃO E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

A perseguição a Tiririca me fez lembrar que o  Palhaço de Circo, tal como o conhecemos hoje, só veio a ganhar o direito à palavra no picadeiro,após a Revolução Francesa, que proclamou os direitos humanos e criou a cidadania. 
Antes disto, os palhaços, herdeiros diretos dos malabaristas, acrobatas e saltimbancos só podiam se expressar por mímica e pantomima. 
Assim , enquanto o ator  Talma  - ao envolver-se  com a Revolução - conquistava para o teatro burguês a excelência do drama -  permitiu também que os palhaços conquistassem a palavra para a comédia popular. 


Na foto ao lado vemos  Piolim, o grande palhaço brasileiro. 

Foto original de Rosenfeld, em "Piolim vai à Guerra", 1930. 
  

2 comentários:

  1. O problema de se dar falas ao palhaço, é que apareceram palhaços do tipo do @marcelotas. Um imbecil crescido sob o manto da ditatura e que ainda não se conforma com a democracia.

    @botecoterapia

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Bemvindo Sequeira.Grande ator e comediante!Quero dar-lhe os parabéns pelos excelentes comentários que sempre acompanho em seu blog.Alguns assuntos "sequestro" para compor o rol de assuntos que acho dos mais importantes para apresentar em minha página virtual.Um abraço

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.