06 junho 2015

Cronica Sobre o Humor - O Riso Celebra a Vida

                                                            Certa vez uma amiga, conhecida por seu mau humor,  me disse:
- “Bemvindo eu tenho inveja de você. Queria ser como você: você agradece a vida o tempo todo.”
Claro. Vou agradecer a quem? À Morte? Vou celebrar a Morte a troco de quê
Celebro a vida através do meu humor.
Pessoas permanentemente mal humoradas são um hino à  Morte.
O Riso pressupõe inteligência, por isso o fascista espanhol, o quadrúpede General Astray  gritou durante a guerra civil , espanhola: “Viva a Morte, abaixo a Inteligência!”
Que a gente tenha uma vez ou outra, uma crise de mau humor, faz parte da normalidade humana.
Mas passar o dia, ou temporadas de cara amarrada, com mau humor...?
Não ter senso de humor?
Fascistas não o tem. Pessoas rígidas, não o tem.
São os chamados “cururús!. Aqueles sapos gigantes que ficam na beira da lagoa só enchendo o saco com os resmungos deles.
E o riso, reparando bem, tem a ver com a própria origem de classe social.
Povo fala alto e estridente. Gargalha onde deveria  apenas sorrir, como manda o gosto das elites.
Afinal, para quem tem tudo na vida, viver pode ser muito tedioso, chato. A vida para tais pode ser muito chata. Não há razão para celebrá-la.
Rir de quê? Por quê? Não há tempo para isso.
Rir é perder tempo com coisas bobas.
Mas como o bardo inglês,  eu afirmo: "A vida é sonho...ilusão".
Séria é a morte com seu cortejo de horrores.
Humor, humor sempre!
O Riso é emoliente. Acaba com prisões:  de ventre, e de pélvis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.