23 maio 2014

Quando Uma Piada Vale Mais que Uma Porrada



Em "O Nome da Rosa" vimos como a Igreja Católica escondeu durante séculos o tratado de Aristóteles sobre o riso. Não se podia rir, pois se alguém risse poderia também rir de Deus, o que seria uma blasfêmia.

Gosto muito de NIeztsche quando diz só acreditar num Deus que dance, e mais ainda de Osho ao dizer só crer num Deus que ria.

Em 1972 no auge do ufanismo da Ditadura havia um slogan: "BRasil, ame-o ou deixe-o0".

Ziraldo demoliu a campanha com uma frase maravilhosa: "O último a sair apaga a luz do Aeroporto."

As piadas e os chistes sempre serviram na luta contra a colonização portuguesa e mais tarde contra os ingleses e norte americanos na sua ânsia de dominação e neocolonização.

Nas Ditaduras os Ditadores são ridicularizados pelo humor dos oposicionistas.

A frase debochada, a piada, o chiste bem aplicado não tem resposta, sua função é extamente esta: demolir o rígido, desestabilizar o farsante que se pretenda sério.

Há os comentaristas que escrevem muito e de forma profunda sobre as questçoes políticas, mas há os que com uma imagem u com uma palavra derrubam  palanques.

Nesta sórdida campanha que já se anuncia devemos ter muito humor. O humor, o deboche, a gargalhada explode na cara do hipócrita. Arranca as máscaras, desnuda os reis.

A julgar pelos termos usados na pré campanha, a julgar até pela deselegância inicial de Eduardo Campos contra Dilma, é para afirmar e crer que a campamha será a de mais baixo nível até hoje no País.

O desespero de queme stá foira das maracutaias federais  há doze anos e com perspectiva de ficar mais doze é gigantesco. São capazes das maiores baixarias.

Contra isso, contra azia e  a má digestão dos coxinhas, melhor que sal de frutas, são os frutos do humor.

Que cada um faça a sua parte na linguagem que melhor comunica.

2 comentários:

  1. Encerro a noite com esta leitura maravilhosa. Bálsamo! Direto na veia principal do coração.

    "Gosto muito de NIeztsche quando diz só acreditar num Deus que dance, e mais ainda de OSHO ao dizer só crer num Deus que ria.

    E mais, Osho disse que se você está rindo é porque não está em uma igreja. O que vai ao encontro do que você escreveu logo de cara.
    Eu sou fiel da Religião do Riso.
    Por isso adoro o Bemvindo. Pra mim, o santo maior da minha Igreja, o santo que só vejo rindo, isto é impagável.

    Grande beijo!

    Carmen.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro
    O conhecia como ator e agora como escrivinhador, que bom!!!
    Fraternais saudações
    Luizinho

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.