12 maio 2014

Com o Telégrafo Nasceu em 1852 a Primeira rede Social do Brasil?


                                                        Isto lembra um smartphone?

A data deste post seria ontem mas o dia das Mães teve prioridade. Hoje retomo o assunto.

Em 11 de maio de 1852 a primeira linha de telégrafo liga o Palácio Imperial da Quinta da Boa Vista ao Quartel General do Exército no Campo de Santana.

Será que isso demonstra que a necessidade de defesa e segurança vem antes das relações sociais cordatas e cidadãs?
Será que é por isso que primeiro se aparelham  as UPPs?

Essa linha de Telégrafo Imperial foi a mesma usada na noite do Golpe Militar que depõs o Imperador e veio a estabelecer oficialmente dias mais tarde a República.
Por ela Floriano Peixoto omitia do Imperador dados importantes sobre o levante., facilitando o trabalho dos Republicanos, e distraindo o Visconde de Ouro Preto.

A linha em 1889 havia sido ampliada e já ligava o Palácio Imperial do Rio Negro,  em Petrópolis, com a Quinta e com o Estado Maior do Exército. Mas já havia linhas telefônicas também. Poucas, serviam mais aos MInistros e ao Imperador.

Como meio eletro-eletrônico de envio de mensagens, esse telégrafo datado de 1852 talvez tenha sido a primeira rede social do Brasil.
E já servia para a mobilização política.

Do telégrafo do nosso antigo exército de molde prussiano, aos Faces dos blackblocs também de  molde alemão , muita água correu.

Mas se relembrarmos que na Muralha da China, há 2.000 anos já havia comunicação sobre movimentação de tropas dando-se por archortes e fogueiras acesas colocadas uma após a outra, separadas por poucos quilômetros, em ida e volta como um grande tráfico  cibernético...havendo até mesmo "antivirus" (defesas colocadas em guaritas para rechaçar qualquer tentaiva de invasão) chegaremos mesmo à conclusão que primeiro a guerra, depois as fofocas as amenidades.

Das mesmas técnicas usava o Exército da Roma  Imperial mantendio uma rede de comunicações entre todas as unidades militares de todas as próvíncias.

Triste sina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.