15 junho 2015

Crônica de Humor - O Melhor do Congresso do PT Foi o Acarajé

                                                                                                 A Bahia é a Bahia !

Tenho 51 anos de militância política. Participei de muitos Congressos de partidos, do PCB, do PPS... Sempre fomos para as Conferências e  Congressos com a premissa de que “o Congresso vem aí, vai mudar tudo isso. ” (Risos). Papo pra menino dormir sem ceia.

E foi um desses, em Porto Alegre, em pleno racha do PCB em 1968 numa Conferência Municipal, ou Estadual -  não lembro ao certo – realizada clandestinamente na casa de um dos velhos e ricos simpatizantes do Partidão que me traz à similaridade com o 5º Congresso do PT.

Naquela época o dono do “aparelho” era um velho, mas velho mesmo. Muito velho  e antiquado. Surdo daqueles de usar aquela corneta no ouvido. Assistiu toda a Conferência... (digo assistiu porque ouvir ele não ouvia nada...).  Três dias ficou a casa com todos trancados dentro...as “tias” do Partido cozinhando o básico para alimentar os delegados...aí no final pergunta um Dirigente ao velhinho dono da casa:
- Gostou do Congresso?
E ele respondeu do alto de seus anos:
- Ah, a sopinha tava muito gostosa!

Assim me pareceu o Congresso de Salvador: não resolveu nada. Não adiantou nada. Tudo nos seus conformes. Pelo que li ficou “tudo como dantes no quartel de Abrantes”.
             .
Mas, sendo soteropolitano como sou, posso afirmar com certeza:
- Ah,  o acarajé tava muito gostoso!


2 comentários:

Deixe um comentário.