21 junho 2015

Crônica de Humor - Boechat: "Meia Hora de Rabo, ou, Vai Procurar uma Rola"





                                   Encontrando a rola aconselho agasalha-la com carinho... kiakiakiá!

O País realmente está virando um circo. Cada dia é um espanto, um escândalo, uma novidade chocante.
Para os nervosos sempre aconselhei meia hora de rabo.Há pouco o jornalista Boechat usa a expressão “vai procurar uma rola”.
Fui ao Houaiss, procurar a rola, e achei:design. comum as aves columbiformes, da fam. dos columbídeos, dos gêneros Columbina, Claravis e Uropelia, que ger. possuem pequeno porte; pomba-rola, rola-carijó, rola-pequena, rolinha, turueí”
Uma bicha amiga minha disse-me que ultimamente está muito difícil achar rola. Mas falou isso em se tratando do Sudeste do País. No Nordeste encontra-se muitas rolas. É comum por lá o vendedor de rolas. Relembro o  cordel “OVendedor de Rola assada”, adaptado para teatro por João Augusto Azevedo.

VENDEDOR – (Mercando com seu balaio de rolinhas)
Rola.Rolinha.
Rola.Rolão.
Quem sabe - sabe. E sabe o que é bão.
Olha  rola, quem vai querer?
Olha a rola - pague prá ver.
Eu tenho rola pra vender um bocado.
Custa uma - dois reais,
porém num vendo fiado!

VENDEDOR – A sra. num vai querer?

VALDINHA  – Oxente !Querer o que?

VENDEDOR - Acaso vendo cebôla ?
Não sabe bem que é rôla?

VALDINHA - É o Que? Eu vou correndo pra ver.
Quanto é êsse rolão ?

VENDEDOR - Pode pegar com a mão.
Querendo podo levar.
Por menos - nem um tostão.
(mostra.. o balaio com os passarinho)


E continua o moleque  a mercar as suas rolas pela peça à fora, numa engraçadíssima comédia popular que os dias de hoje voltam a celebrar. Fica o conselho. (risos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.