09 dezembro 2014

Há 20 Anos Sem Tom MPB Vai de Lobão Pagando Mico

                                  Lobão fora do tom .....pagando de otário pro Aécio.kkkkkkk

Há vinte anos  o Brasil perdeu um dos seu maiores compositores, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista. É considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira pela revista Rolling Stone, e um dos criadores e principais forças do movimento da bossa nova,compositore, maestro e arranjador: Tom Jobim .
Do Tom Jobim que a no Jardim Botânico, Rio - via com seu chapéu panamá comprando pão na padaria, ao grande nome da Música Popular Brasileira apresentando-se no Carnegie Hall em Nova Iorque, ao Tom que para os monetaristas - tão em voga hoje -  pode ter seu sucesso medido  por ser  um dos maiores arrecadadores de direitos autorais no exterior, do Japão aos EEUU.
Compôs ao lado de Vinicius, Chico e tantos outros mais expoentes da música brasileira composições inesquecíveis. Delas, provavbelmente a mais conhecida e a mais tocada em todo o Mundo , o hino à mulher brasileira : "Garota de Ipanema".
Relembro que em 1964, competindo com os Beatles, os Rolling Stones e Elvis Presley, Tom Jobim ganhou o Grammy de Música do Ano com a "Garota de Ipanema".
O "Samba do Avião" rendeu-lhe além de todas as glórias a homenagem póstuma pelo Congresso Nacional  de ter seu nome rebatizando o Aeroporo Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.
O Tom que junto com Chico Buarque  renovou a "Canção do Exílio " de Gonçalves Diascom a música "Sabiá".
Grandes nomes da música internacional tocaram e cantaram as músicas de Tom Jobim, como Stan Getz, Dizzy Gillespie, Ella Fitzgerald, Count Basie, Herbie Mann, Oscar Peterson, Sarah Vaughan, além de Frank Sinatra com quem gravou o "Girl From Ipanema", entre outros sucessos.
Todos estes grandes nomes o respeitavem e admiravam, essa admiração fez com que Tom Jobim fosse chamado por músicos do jazz de o George Gershwin do Brasil.
Faleceu de parada cardíaca, quando estava se recuperando de um câncer de bexiga no Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque.
Há 20 anos a Música Brasileira perdeu o Tom. Mas consolemo-nos: há sempre um lobo mau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.