Noel hoje se vivo completaria 104 anos, o que considerando os longevos Barbosa Lima Sobrinho e Niemeyer já não seria mais impossível de acontecer.
Mas quis a Morte levar o genial Noel com apenas 26 anos de idade.
Em tão pouco tempo de vida o gênio da nossa MPB compôs 259 canções.
Isso mesmo que você está lendo: 259 canções!! Alô garotada do tal sertanejo universitário; alô rapaziada do axé: foram 259, e não foram medíocridades não.
Foram músicas que se tornaram clássicas do nosso cancioneiro, compostas num período de apenas seis anos de criação até a sua morte.:Com Que Roupa; Eu Vou Pra Vila; Quem Dá Mais; Cordiais Saudações; Tres Apitos; As Pastorinhas; Ao Meu Amigo Edgar; Feitiço da Vila; Palpite Infeliz...e mais duas centenas.
Boêmio, ainda assim tentou uma vida familiar. Casou-se com Lindaura, moça da sociedade carioca, mas sua paixão era a prostituta do cabaré: Ceci. Com ela passava noites na boemia, bendo, fumando, dormindo pouco, e atraindo a fraqueza dois pulmões, que acabou por vitimá-lo de tuberculose.
Não deixou filhos, mas deixou imensa criação!
Quem dentre nós, brasileiro, maior de idade, jamais cantou ou ouviu uma música de Noel? Sómente aqueles, que como citou Caymmi em "Samba da Minha Terra" : "é ruim da cabeça ou doente do pé."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário.