26 junho 2014

O Brasi e o Teatro Brasileiro Estão Mudando



vianna O Brasil  e o  Teatro Brasileiro  Estão Mudando
Oduwaldo Vianna Filho , o Vianinha, pensava o Brasil na sua dramaturgia.
O assunto é muito mais complexo e muito mais profundo para que possa esgotar-se num simples post de um blog.
Mas o Teatro Brasileiro de hoje não pensa mais o Brasil.
Limita-se à captação de dois grandes campos de público: os musicais e o standup.
O standup é o pensamento em torno do próprio umbigo. Esta reentrância abdominal é o centro do Universo nos textos de standup.
Os musicais nem precisam pensar: em sua maioria são cópias fiéis do que já foi pensado e feito na Broadway.
à exceção de uma lucrativa indústria de centenários e biografias musicais. Produtores catam  a cada ano qual centenário de famosos comemora-se no outro ano, fazem seus projetos, aprovam na Rouanet e vemdem estes fastfoods às grandes empresas, que só liberam a grana em função não da cultura, mas do retorno de marketing.
As poucas peças no circuito comercial que podem levar a pensar o Brasil  ou a existência, minguam de espectadores, de horários  e de casas onde se apresentar.
É um momento em que a platéia também não deseja as pensar. Ou mehor : pensa apenas no consumo imediato de um fastfood, e no próprio umbigo, o que gera o círculo inercial que mantém o atual momento do Teatro Brasileiro.
Na teledramaturgia as grandes questões nacionais resumem-se a se teremos o beijo gay ou o beijo lésbico. Em que pese a importância da discussão dos costumes e da liberdade individual no Brasil de hoje parece-me que tais assuntos apresentados no vídeo estão muito mais presos à busca pelo IBOPE do que ao aprofundamento da questão.
Prova disto é o colega que  em "Amor à Vida" questionou porque  a personagem dele não tinha família, não tinha outra vida que não fosse o triângulo amoroso gay.
Há coisas muito sérias para serem dscutidas pela nacionalidade e por seus autores e artistas: a burocracia,  a ética na política e na sociedade, a Reforma Política, a falta de moradias, a saúde pública, a violência nas escolas, o salário dos professores, as mortes por abortos clandestinos, a falta de leitura por parte  da juventude, a questão indígena, op desmatamento, a cidadania, a Reforma Agrária, o peso dos impostos, a corrupção em todos os níveis..."Há mais coisas entre o céu e o nosso umbigo do que supõe a nossa vã fantasia".
O País parece anestesiado. Não falo das grandes manifestações de junho  que foram apenas uma explosão do tédio, e que uma vez  passadas ninguém se põs a discutir realmente saúde, segurança, educação...Feita a catarse voltaram todos aos seu lares e ao seu individualismo.
Os 30 pártidos políticos em sua maioria, com raras exceções,  pensam apenas em como negociar  a verba partidária, o tempo de tv, e a eleição de uns tantos deputados que lhes garanta gabinetes em Brasília.
Os black blocs tão ativos  parecem também não pensar em mais nada a não ser em quebrar, quebrar, quebrar. Qual a proposta deles? O que propõem depois de muito pensar? Ou sequer pararam pra pensar?
Enfim: há uma grande mudança ocorrendo no Brasil -  com ela segue a dramaturgia nacional -  e não me pareceu até agora que seja para melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.