23 junho 2014

Da Guerra Civil Espanhola, a Allende e ao PT de Hoje o Que Mudou?



Vejo um documentário no canal Curta da Net. Excelente canal.
Sobre Allende. Chegou um ponto que ficou insustentável para ele continuar gvernando: espremnido enre uma direita fascista e golpista e uma esquerda radical exigindo apressar o processo socilaista.
Até o antes ainda lúcido Ferreira Gullar conta que para se ter uma idéia naquela época o Centro no Chile era o PC e Allende.
Na Guerra Civil da Espanha trotsquistas trocavam tiros com stalinistas, em vez de enfretarem juntos o franquismo.
Confesso que sou bem radical nas minhas exigências. Pra mim o discurso atual do PT é um saco. Um atraso que não separa seu discurso de outras agreniações burguesas.
Por mim a gente estaria era dando cacete na burgesia e não conciliando com banqueiros e partidos fisiológicos.
Mas...a história mostra onde meu radicalismo pode levar. Então, sou obrigado a aceitar a prudência, o caminho do meio, o discurso que não fede nem cheira e de vez em quando rir e vibrar com os chistes de Lula.
Vou votar em Dilma, mas vou continuar sem gostar desse papo de aliança comSarney, Maluf  e Collor pela  governabilidade, dessa ilusão de que tudo vai bem, de que só a elite vaia a Dilma etc. etc..
Mas, sempre que radicalizei perdi.
Então...segue a dança.

5 comentários:

  1. Mestre, queria ser convencido em argumentos profundos, o que em termos reais e factuais a esquerda fez no mundo. Qual governo? Quais melhorias? Igualdade e Justiça? Sabe que sou seu fã incondicional e realmente não entendo Marx, Stalin, Fidel na prática. O que eles trouxeram de bom e de ruim mesmo. Nunca ouvi uma análise equilibrada de alguém de esquerda. Pode me explicar? Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Brahmastra:não estou nem um pouco interessado em lhe convencer sobre nada. A vida é sua, e a a sabedoria é Dom. Mas dialogar é uma boa. A questão não são estes líderes.Vc citou lideres do século XX com mentalidade do século XIX. Tiveram seu valor mas já eram, é como tentar medir o capotalismo pelo Oliveira Salazar. A questão da esquerda é o avanço que ela significou na diminuição das jornadas de trabalho, nos direitos trabalhistas, nas melhorias de saúde, educação e moradia que foram lutas de décadas de trabalhadores anônimos. No voto feminino, no voto dos analfabetos, nas reformas agrarias, nas lutas pela Paz;na defesa de populações pobres e minorias; nas denuncias das manibras de Paises poderosos contra o bem comum; na denuncia do capital selvage... tudo isto é ser de esquerda, tudo isto é obra da Esquerda e muito mais coisas. Mas ser de esquerda é todo aquele que se incomoda com o bem comum, e com o bem estar do próximo. Todo aquele que se levanta contra a exploração do Homem pelo Homem, por melhores condições de vida para os pobres, este é de Esquerda. Pense em d. Helder Camara, Martin Luther King, Ghandi,o próprio Jesus, todos de esquerda. Entendeu?Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Bemvindo Sequeira, nunca irá perder se radicalizar, quem perde é esse "continuismo moderado", que acometeu parte da esquerda brasileira, mas nunca perca, seu radicalismo! faz-me favor!!!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.