06 junho 2014

Brincando de Democracia


                            Assim como eu, Lindberg Farias ouve a Profa. Conceição Tavares

Estive com a economista Professora Maria da Conceição Tavares e ouvi dela números que  desconhecia, como por exemplo:

- É claro que temos problemas em Aeroportos. Nos últimos anos o número de passageiros cresceu de 33 milhões para 133 milhões.
- A renda dos 30% mais pobres do Brasil cresceu 70% acima da inflação nos últimos 10  anos.
- O salário Mínimo cresceu como nunca antes neste País.

E foi por aí a fora.
Ouvi a Conceição, e  outro dia vi  e ouvi um vídeo do Saramago. Dizia ele:

- A Democracia deixou de ter valor. A Democracia que instalou-se na Revolução Francesa hoje está reduzida a apenas trocar de 4 em 4 anos um Presidente que a gente não gosta por outro pra ver se a gente  vai gostar. Quem manda mesmo no País e nos governos são os grandes capitalistas,. O povo só faz brincar de votar e acha que fez grande coisa.

É inegável hoje, em todo o Mundo, não só no Brasil, a distância entre os políticos e o povo. Encastelados em seus Parlamentos e Palácios não conseguem acompanhar a revolução cibernética que nos move hoje. São lerdos, jurássicos na sua prática,  vivem ainda nos moldes da politica do século 19 e não conseguem preencher com rapidez as reclamações de serviços públicos e melhor uso dos impostos que os eleitores e cidadãos reclamam. A maioria das administrações desconhece a transparência que pode ser  usufruída pelos cidadãos através de um simples tablet.
No Rio leva-se 4 anos para construir apenas uma estação de Metrô, e assim mesmo de Metrô de elite, ligando o Leblon  à Barra. Na Bahia o Metrô já seria maior de idade. (risos).

Muito fizeram pelo País os doze anos de governo de coalizão do PT. Mas ainda assim fez pouco,. Pode e tem o dever de fazer muito mais. De fazer e de mudar ainda mais . Até mesmo muitos dos políticos populares do PT,  outrora militantes das lutas,  hoje perdem-se nos corredores palacianos devido à burocracia e ao emperramento de uma máquina que remonta ao século 19. Isso quando não se veem envolvidos em escândalos cuja prática remonta ao  Brasil Colônia.
Some-se à isso a coalizão para governabilidade que trava tudo, desde a reforma política à questão do aborto de anencéfalos.

É um absurdo que uma Presidente não consiga tocar uma agenda positiva porque fica na dependência do toma lá dá cá  de um Deputado líder do PMDB ( com todo o seu atraso e seus compromissos antipopulares) .

A insatisfação é geral. Não porque os governantes sejam uma porcaria -  e talvez muitos deles o sejam mesmo -   mas porque os governantes não conseguem interagir com os anseios da população. Porque não conseguem avançar mais e com  mais rapidez nas reivindicações de melhores serviços públicos , do transporte à saúde e educação.

Essa insatisfação -  numa Democracia que perdeu seu valor original  como diz Saramago -  pode levar em outubro os eleitores a brincar de democracia: trocar o que não estão gostando por outros pra ver se gostarão. E depois por outros, e por outros, mas a questão básica, fundamental de uma grande reforma política, de uma grande mudança nas relações de Poder não estará sendo tocada.
E aí a Banda continuará tocando por décadas e mais décadas a mesma valsa.

Até que,  como já disse o grande Milton Santos, todos estes movimentos insatisfatórios da Sociedade em geral provoque uma imensa onda revolucionária, renovadora das relações em nível mundial. Da distribuição de renda à distribuição  de Poder, porque os problemas que hoje afligem o cidadão comum , com pequenas variáveis,  são os mesmos , de Niterói a Bombaim.

É obrigação de quem se diz antenado com as mudanças virar este antigo e desgastado jogo político.

Um comentário:

  1. democracia é o sistema de governo no qual o poder é exercido pelo povo. Acabei de consultar no dicionário. Ao menos estava escrito ali, mas acho que dali nunca saiu. Que mentira, que bobagem. Não passa de ditadura disfarçada para criar uma falsa ilusão de que, por exemplo, ao votar e eleger alguém estamos exercendo o poder de governo.

    Na minha opinião, esses cargos deveriam ser voluntariados, com remuneração simbólica e veremos quantos serão os candidatos.

    Aquele que arrecada o imposto nosso de cada dia(fruto do suor, do trabalho digno e honesto) não faz mais do que obrigação em reverter essa arrecadação em serviços de qualidade, mas de qualidade mesmo.

    E o que recebemos? Banana!Serviços mal prestados, mal administrados, gente morrendo em fila de hospital, nas estradas, nas escolas, tráfico cada vez mais dominante, polícia corrompida, enfim, você ja sabe tudo isso.

    Me espanta é que ainda fazem propaganda de uma porcaria que mal concluíram ou dizem que "as obras começarão até o final do ano", ou ainda de algo que funciona precariamente, enfim, maquiam e mascaram, fazendo parecer que tudo vai dentro dos eixos. Propaganda enganosa, maquiada e não se engane, quem paga essa farsa que veiculam somos nós.

    E o senhor, o que acha desse teatrinho dilma x aecio?

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.