04 fevereiro 2014

O Telhado de Vidro do STF



                                                          Agora com telhado de vidro

A República tem 3 Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Até recentemente apenas dois deles tinham telhado de vidro: Executivo e Legislativo.

Eram os preferidos para a Imprensa e a Opinião Pública atirarem suas pedras na vidraça.

O Judiciário vivia quieto, blindado em seu canto. Poder soberano. Discreto. Avesso a  holofotes, politicagens, e fama.

Até que o Digníssimo Dr. Joquim Barbosa abriu à mídia e aos holofotes, ao estrelato midiático,  o que antes todos preservaram de forma,  pode-se dizer, quase esotérica .

As transmissões da TV Justiça, aliadas ao desejo de aparecer na mídia romperam o último bastião "maçônico" dos Tres Poderes: o Judiciário.

Agora , graças à postura aberta e democrática do Ministro Barbosa sabemos quem veste Prada; quem ganha diárias com dinheiro público nas férias; que há profundas divergências pessoais entre os Ministros; quem posa em fotos abraçado sem saber quem está abraçando...

Cada dia mais, graças à essa abertura para a transparência, sabemos cada vez mais  como pensa e age cada um dos Ministros do Supremo.

Podemos, usando da cidadania, até achar esquisitos os habeas corpus dados de madrugada para que criminosos notórios possam, usando deste benefício legal, fugir do País.

Afinal o Judiciário entrou na roda. Custou. Mas entrou! Desde o Império sempre fora para "iniciados". Agora está na web, nos jornais, nas rádios, tvs...

Graças à vaidade de alguns e à indiscrição de outros.

Sejam benvindos, senhores Ministros, ao mundo midiático dos artistas, deputados, presidentes e outros famosos.

Estava faltando vocês. Agora estão dentro. E estando dentro estão mais por fora que nunca, e do lado de fora  podem ser vistos e também julgados por todos.

Para o bem da Democracia e da Transparência democrática.

2 comentários:

Deixe um comentário.