18 junho 2013

Como o Poema de Drummond, Nasce Um Flor na Rua: O MPL

marasmo Nasce Uma Flor Na Rua : o Movimento Passe Livre
Quebrando o marasmo...
Não adianta tentar pintar com cores outras o fenômeno do Passe Livre que se alastra pelo Brasil.
Não são exatamente contra este ou aquele Partido; contra esta ou aquela personalidade política.
É um movimento espontâneo que reflete um desejo inconsciente de segmentos da população. Segmentos que emergem representando a nacionalidade.
Não vi em nenhum momento gritos ou faixas como "Fora Dilma", "Fora o PT", vi sim gritos e protestos  contra o Governo Alckmin por reprimir manifestação pacífica e legítima.
Sem nenhuma base popular, e distante de qualquer movimento social a Direita - leia-se PSDB, PPS e DEM _  há década não tem poder de mobilização para nenhuma manifestação no País.
Não adianta querer culpá-la pelas manifestações, ela é impotente para tal, excetuando a potente  violência policial que sempre pautou o Governo do PSDB de SP, mestre em aplicar o cilício da Opus Dei aos cidadãos que se manifestem.
O PT por sua vez, com Dilma na Presidência, tem desmobilizado suas bases e militância. Fato alertado até por Direções Nacionais do Partido.
A manutenção do  Poder  e a conciliação pela governabilildade  tem imobilizado os movimentos sociais, tem esterilizado ou desestimulado qualquer manifestação popular.
Dentro deste marasmo, em que pese qualquer participação oportunista de lideranças menores como o PSOL, PSTU,  PCO e outros, o MPL se me permite o poeta Drummond, emerge como "uma flor que nasce na rua ,  furou o asfalto, furando o tédio, o nojo e o ódio."
Atrás desta flor  vem outros protestos, o povo sabe  que as Copas são necessárias, lucrativas e boas para o País e sua imagem, mas não se conforma que não se faça mais neste País pela saúde , Educação, Transportes e Segurança. Vê sendo gastas fortunas para a construção de estádios para práticas esportivas imediatistas e não percebe a mesma vontade política  na construção de Escolas, Hospitais, delegacias ou Vias de transportes para produção e cidadãos.
Começa a não se conformar sobretudo de que esteja de fora das decisões nacionais, ignorando os acordos e negociatas feitas em Brasília à revelia das massas populares.
Se o PT, se as lideranças nacionais e regionais legítimas não se potencializarem podem ser desautorizadas ainda mais -  e  nas ruas -   pelo que de mais novo aconteceu neste País desde os Cara-Pintadas.
E acreditem, se há algo que pode levar estes novos Cara-pintadas a melar o jogo, a virar a mesa  no Sistema PT_PSDB é o fato destes senhores do eixo Oposição-Situação terem jogado o País neste marasmo e  neste joguinho medíocre de Poder com cartas marcadas, onde nenhuma militancia e nem o povo são chamados a participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.