14 novembro 2011

A INTOLERÂNCIA NOSSA DE CADA DIA


Não temos noção do fascista, do torturador, do chato, do perseguidor, do carrasco, do intolerante que existe em cada um de nós até nos encontrarmos na WEB.
O tuiter é revelador dos demônios que nos assaltam em nossas próprias trevas.
Revelador do medo que temos de ser iguais aos mais abjetos e desprezíveis dos seres humanos que conhecemos.
Revelador de que por um toma-lá-dá-cá agimos como eles.
Ora é um que acusa o outro de repressor; ora é outro que acusa um de maconheiro. Ora é um que acusa o outro de fascista; ora é outro que acusa um de terrorista; ora é um que acusa outro de ladrão; ora é outro que acusa um de enganador. Ora é um que acusa o outro de vendilhão; ora é outro que acusa um de machista. Ora é um que acusa o outro de homofóbico; ora é outro que acusa um de estúpido.
O tuiter, a Rede, são muito bons para percebermos o mundo real que nos cerca. Não são o retrato de um  mundo virtual. É o retrato do mundo real. Que ali se pronuncia... ali se projeta no outro todas as nossas autoacusações.
Há uma quebra do romantismo da Humanidade ideal. Percebe-se que cada um revela-se um Torquemada  projetado no seu próximo.
O mínimo de humanismo e compreensão de si mesmo exige que eu trate o próximo com candura, ternura, respeito, e educação. E mesmo na adversidade busque a paz, o entendimento, a paciência, a tolerância e a alegria.
Tais dons não nascem conosco. Se não os buscarmos e exercitarmos nunca os teremos. Viveremos sempre no inferno dos nossos fantasmas aterradores.
Quero minha timeline limpa, harmoniosa, luminosa, e isso não tolherá críticas, discordâncias... porque a Luz nasce do entendimento que vem da Sabedoria, o último e primeiro  entre os dons.
Prefiro bloquear o maledicente, o venenoso, o que com palavras espalha ódio, rancor, e inveja.
Não porque não o tolere, não porque tenha medo dele, mas porque  a besta  que ruge e ronda à minha volta vem apenas para destruir e nada constrói.
Prosseguir, acreditando , é o mínimo que posso fazer pela minha humanidade.

5 comentários:

  1. PERFEITO !
    Disse tudo em sábias palavras.
    Vc é SHOWWWW !
    bjs

    ResponderExcluir
  2. PERFEITO !
    Disse tudo em sábias palavras.
    Vc é SHOWWWW !
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nesse ponto o twitter pode ser uma fonte de reflexão para quem está disposto a pensar no assunto. Vendo e convivendo no twitter, com o tempo, comecei a contemplar um pouco mais as batalhas que aconteciam na minha TL e a pensar mais no que escrever, procurando ser mais civilizado e não ficar "atirando tortas" nas quais eu costumava entrar de gaiato. Mas sempre observando e lendo textos, bogs, jornais e fazendo mais elogios e menos críticas.

    ResponderExcluir
  4. A Rede é o mal da modernidade. Não digo mal por fazer o mal, mas porque a grande maioria que ali se encontra se comporta como se a Rede fosse uma sociedade apartada, como se o mundo virtual fosse uma terra sem leis, donos e sem nomes. Poucos percebem que, na verdade, se trata de uma extensão da sociedade real, com a capacidade de expor, da maneira mais crua, aquilo de que o ser humano é capaz mas está sempre tentando esconder.
    Belo texto.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você, Muriel. A internet é A sociedade, tão real quanto cruel. O homem nunca vai deixar de ser o que é, às vezes humano, às vezes animal. Concordo com mestre Bemvindo: não adianta se igualar e sair bufando quente quando soltam impropérios. A melhor saída é não saber. Não se trata de ignorar, porque a ignorância requer entendimento. Se o outro tem direito de falar, temos o igual direito de não querermos ouvir...

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.