29 maio 2016

Aborto é Coisa Pra Macho






Há poucos dias postei no meu canal do youtube um vídeo onde dizia que a mulher é a única dona do seu corpo, e que, portanto, cabia a ela decidir sobre aborto.
Obtive dezenas de comentários sobre o assunto. Na sua maioria todos de acordo com o vídeo. Mas o curioso que os que se posicionaram contra o aborto, uma minoria doas comentários, mas foram de homens.
No vídeo eu denuncio exatamente este patriarcalismo que procura monitorar e decidir pelas mulheres sobre seu corpo. E as respostas reacionárias que tive vieram exatamente te de homens, confirmando o patriarcalismo de que falei.
Um deles justificou dizendo-se espírita.
Não se trata de religião, trata-se de saúde pública. O Estado é laico e não pode continuar permitindo a morte de milhares de mulheres pela prática clandestina do aborto.
Chega de hipocrisia. O aborto existe desde os tempos bíblicos, no Velho testamento, em Números 5, quando Deus aparece a Moisés e recomenda que se um marido desconfiar do adultério de sua mulher deve dar de beber à ela da água amarga para que ela abortasse caso o tenha traído.
Mas isto é discussão sem fim. Teologia.

Registro aqui, apenas, a manifestação patriarcal e machista contra o aborto através dos comentários no meu canal de youtube.

2 comentários:

  1. Pois é, a culpa sempre cai sobre as mulheres, nao temos direito nem de decidir sobre o nosso proprio corpo. Quando se trata de aborto ou ate mesmo de ser mãe solteira as pessoas se esquecem de que pra fazer filho nao basta usar a lei da atração ou o poder do pensamento, ninguem faz filho sozinho mas ficamos sozinhas, levamos a culpa sozinha quando uma gravidez acontece então nada mais justo do que decidir sozinha o que fazer com o nosso corpo!
    Vivo em um país onde o aborto e legazidao e vejo que o Brasil ainda tem muito o que aprender e muito o que melhorar!

    Seu video é muito tocante e eu te agradeço por de certa forma defender o direito de nós mulheres, eu, particularmente nao faria um aborto mas acho que quem gostaria de fazer deveria no minimo ser acolhida e respeitada na sua decisão!

    Abracos e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. O direito à vida é primordial, está acima de todos os direitos. O direito das mulheres decidirem sobre o próprio corpo também. Mas esse direito não pode inflingir a morte ao seu próprio filho, que não é uma parte do seu corpo, mas outro ser humana. Se uma mulher não pode cortar a orelha ou tirar o fígado, certamente também não pode abortar. As primeiras feministas, por alguma razão, eram todas contra o aborto, como Mary Wollstonecraft, Elizabeth Cady Stanton, Susan B. Anthony. Qualquer sondagem diz que há tantas, ou mesmo mais, mulheres do que homens, contra o aborto. Além do mais, o Juramento de Hipócrates condena o aborto. Os médicos é que têm o poder de matar ou não o nascituro.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.