13 maio 2016

Desde 64 o Mesmo Papo Furado




Em abril de 1964 tinha eu 16 anos, e já era membro do PCdoB. Mas como melhor aluno e liderança fui escolhido no dia 1 de abril para ler a mensagem da Diretora lacerdista do Colégio Estadual Mendes de Moraes na Ilha do Governador elogiando o Golpe. Não esqueço as primeiras palavras do texto até hoje:
“Vive a Nação dias de glória porque souberam unir-se todos os patriotas em defesa do bem comum. Podemos olhar confiantemente o futuro do País pois os negócios públicos não mais serão geridos pela má fé e insensatez...”
Todo o colégio formado, menos Bete Mendes, que tinha 15 anos, era militante como eu, e muito valorosa e pau pau pedra pedra, ela se recusou a formar e ficou num canto chorando de raiva.
Eu, menos emocional pouca coisa, cumpri o estabelecido enquanto organizava a resistência entre os colegas.
Só viemos a ser descobertos em agosto de 64 e eu fui detido, mas como consideraram que eu era quase uma criança me liberaram depois de longo interrogatório.
Detetives do DOPS, Solimar e Boneschi. Os nomes deles a gente nunca esquece.
Como não esqueci o trecho da proclamação golpista escrito pela mal-amada que dirigia o colégio.

E digo que o discurso dos golpistas permanece o mesmo, e o Brasil para eles é só um balcão de negócios e nada muda.

2 comentários:

  1. excelente depoimento, registros da história...
    nesta época tinha 2 anos mas nasci em Brasília e me lembro da minha infância entre soldados metralhadoras, notícias, que não entendia, de algum amigo da família perseguido e assassinado com tiro na cabeça por uma bala, que nunca esqueci o nome, Dundum... Que explode ao perfurar... Lembranças de uma triste época. Hoje as coisas estão diferente, mas me assusto com a possibilidade de perseguições e extermínios de oprimidos insatisfeitos. Um abraço Bemvindo.

    ResponderExcluir
  2. Em seu depoimento, Bemvindo, é mais uma prova da marca da ditadura, onde tão jovem, ser intimado à depor.
    Todos eles, são como tatuagem, é insolúvel,não muda, pior ainda, geram e ensinam aos seus filhos - a maldade, a indiferença, o ódio, o fascismo, o neonazismo, a tortura, a fome do poder, enfim, ficaria aqui (por muito) denominando tudo de péssimo que podem ter.
    Vale tudo, a tortura e até a morte, com golpes baixos tenta dominar tudo e todos, como o que está acontecendo em nosso país, de um povo trabalhador, corajoso e destemido. A minoria (poderosa) é armada pelo ódio e a ganância.
    Tomam o poder para limpar a corrupção, para eles ficam estas palavras de Jesus:
    "Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás ver com clareza para tirar o cisco do olho de teu irmão".
    Que Deus tenha misericórdia dos filhos desta Nação, que honram e orgulham em ser brasileiros honestos e trabalhadores
    Abraços companheiro, e que Deus o abençoe, juntamente com a sua família.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.