29 abril 2016

A Quem Pertence o Ódio?

ódio A Quem Pertence o Ódio?
O ódio, um buraco negro na nossa alma




Há uma frase que se usa brincando, mas com profunda verdade, quando se diz “...não é de Deus”. Assim, creio é o ódio: “...não é de Deus”.
Certa vez um motorista de taxio de SP na sua simplória – mas profunda sabedoria-  me disse: - “Meu senhor, o medo é um demônio que se alimenta do próprio medo”.
Nunca me esqueci desta frase dita há mais de dez anos. Da mesma forma posso hoje dizer que ódio é um demônio que se alimenta do próprio ódio.
Todos nós, mamíferos, temos origem selvagem, e muitas vezes – ou sempre - esta selvageria manifesta-se no dia a dia. Quantas vezes nos pegamos, ou a outros dizendo: “Tomara que morra! ” “Se eu pudesse eu matava” ou coisas semelhantes. Como podem passar tais pensamentos ou palavras pela expressão de pessoas que se julgam pacatas, boas, cordatas?
Porque o ódio, se não for imediatamente controlado se alimentará do próprio ódio, e crescerá em proporções inimagináveis. Do ouro lado, o objeto de nosso ´[ódio – se também ser humano poderá reagir à carga expressando por sua vez seu ódio. E aí temos um patético espetáculo: dois cegos cavaleiros esgrimindo no ar com seus fantasmas internos que julgam reais.
Alegria, tristeza, medo e raiva são sentimentos primários que encontraremos em todos os mamíferos. Mas o ódio não. O ódio é exclusividade humana. Não é sentimento primário, é formado de forma consciente, em contraposição ao amor. Ódio e amor são culturais, não são instintivos.
Amor traz saúde, física e mental. Cria boas energias à nossa volta. Eleva a alma e o espírito. O ódio nos faz descer ao mundo inferior das criaturas medonhas que povoam o inferno de cada um.
A escolha é sua: você pode exercitar-se diariamente no ódio, ou no amor.
Revertendo as primeiras frases deste post posso afirmar que o amor é um anjo que se alimenta do amor.

4 comentários:

  1. Falou em belas palavras o quão primitivos ainda somos.....mas tenhamos mais um objetivo, isso é claro também, experimentar o amor ...para sentir o amor....linda palavras, Benvindo.....gosto muito.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.