27 outubro 2016

Eleição é Igual Escola de Samba, Ganha-se No erro do Outro




Neste domingo o Rio de Janeiro vai votar no segundo turno para Prefeito, a menos que algo muito negativo e escandaloso aconteça pelos lados da candidatura de Marcelo Crivella tudo indica que  ele já será eleito Prefeito do Rio de Janeiro.
O que para muitos seria uma contradição já que o Rio, cidade leviana,  diversa e informal elegeria um rígido religioso,  no dizer de alguns,  para comandar os destinos da urbis.
A meu ver contribui e muito para uma possível  vitória de Crivella não apenas os 33 % do eleitorado evangélico da Cidade. Em outras ocasiões eleitorais já haviam os 33 por cento e Crivella foi derrotado.
Então qual a  causa de sua hegemonia neste momento?
O erra do adversário.
Quando julgamos Escolas de Samba – e fui julgador por 14 anos – aprendemos que todas as Escolas entram na Avenida com a nota máxima: 10, e vão perdendo pontos no decorrer do desfile devidos a seus erros. Ganha não a melhor, a que mais empolga, mas a que cometeu menos erros.
A meu ver o grande erro do PSOL no Rio de Janeiro foi o purismo; foi evitar a política de alianças. Repudiou até mesmo correntes co-irmãs como o PT, o PCdoB, Lula e Dilma. E se não repudiou abertamente siglas  e pessoas, tratou com descortesia e indiferença o apoio que recebia destas correntes. Apoios e busca de alianças com o Centro político, menos ainda.
Enquanto Crivella diz que todo voto é bem recebido, Freixo seleciona os eleitores.
Com pouca prenetração nas Zonas Norte e Oeste da cidade, onde reside a maioria da população de baixa renda, receberá os votos da Zona Sul – de maior poder aquisitivo -  e de micro regiões isoladas. De quebra, pra complicar ainda mais sua situação acabou recebendo indiretamente o apoio da Veja e da Globo, quando o povo do Rio apendeu com  Brizola: para onde for a Rede Globo, vá para o outro lado,
Ninguém ganha Eleição no Brasil sem um amplo leque de Centro Esquerda. A própria Frente ampla do Uruguai mantém-se há anos no poder com este tipo de aliança.
Lamentavelmente para o eleitorado de esquerda o PSOL entrou na Avenida perdendo pontos num dos quesitos mais importantes:  Conjunto.

3 comentários:

  1. Bemvindo eu queria lhe contactar porque soy atriz. Preciso ir pro Rio de Janeiro, sou argentina. Tb preciso de o meu contato para uma amiga minha, Dilma Rousseff. Como eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  2. bemvindo não sei se encontrarei o seu e mail ou contato direto. preciso lhe contactar por favor. Eu posso dar o meu cel.

    ResponderExcluir
  3. Logo logo, se tem uma coisa q eu poderia fazer na hora ao chegar em Rio é justamente me mexer com drama teatral, sou profissional nisso. Obr, Cecilia

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.