15 julho 2016

Cansar na Luta Todos Cansamos Mas Depois Recomeçamos.




Há 54 anos fiz a opção pelos pobres e pelos excluídos. Pela defesa do povo trabalhador e pelos explorados. Comecei com um generoso pensamento cristão e adentrei pelo generoso pensamento marxista leninista. Não vejo, e não vi até hoje, contradições entre os ensinamentos humanistas do Cristo, ou os de Marx e Engels.

Mas confesso a vocês que nestas décadas por algumas vezes, por algum tempo, cansei-me da luta. Decepcionei-me muito. Mais do que me cansei. Mas não parei pelas decepções.  Se este ou aquele caminho me decepcionou, se este ou aquele dirigente me decepcionou busquei outros. M<as não parei por decepções. Parei sim, algumas vezes por cansaço. Respirei, recobrei as forças e voltei à luta, com força de vontade redobrada. Assim é.

Fico pensando no cansaço que pode estar tomando conta dos companheiros que há 60 dias ocupam o MINC; que lutam na Saúde; nas Universidades; nas autarquias; nas Fundações;  nas Fábricas... mas continuam firmes. Se cansarem não significa que desistiram da luta, apena uma pausa para recobrar forças.

Não podemos deixar a peteca cair,

Não podemos nos deixar vencer pelo massacre poderoso da Direita.  Não podemos permitir que a depressão, e a desesperança avancem em nossas mentes. Prosseguir na luta, pois gosto muito da frase: sou de esquerda, minha sina é luta. Não importa se ganho, minha sina é lutar.

Da literatura à realidade. De D Quixote a Che Guevara. 

Lutar sempre, e nas condições sempre adversas, pois se não fora assim não haveria necessidade de lutas.


3 comentários:

  1. Ótimas palavras, grande Bemvindo! Tive a sorte de ser vizinho no Rio de Janeiro e agora estou aqui de novo, a segui-lo. Desejo-lhe continuo sucesso.

    ResponderExcluir
  2. É sempre um bálsamo ler palavras dos estão na estrada há mais tempo.Eu também tive a sorte de presenciar e participar de um dos momentos de um dos períodos de luta de Bemvindo.Como jovem estudante, o vi na labuta para não acabar o Grupo de Teatro Livre da Bahia, sediado no Teatro Vila Velha, após a morte do Diretor João Augusto.Muito massa ver a mesma lucidez e vigor para a luta que presenciei na Década de 70.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelas palavras de esperança, Bemvindo!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.