11 abril 2016

Crescimento Infinito Num Planeta Finito ?

pequim2 Crescimento Infinito Num Planeta Finito?
O dia a dia em Pequim, China. Os Maiores PIBs da última década.
Vejo no noticiário que o tal PIB brasileiro ficou negativo. O que significa isso? Significa que continuamos medindo a nossa felicidade pela riqueza produzida. Começo a perceber que este é um paradigma completamente ultrapassado. Tão ultrapassado quanto os conceitos de Estado ou de política partidária, que herdamos do século 18. Vivemos um outro mundo, uma outra época, que não a compreendemos ainda.
Mas sei que medir a felicidade de um povo ou de uma nação pelo seu PIB é furado. Vejamos a China: os maiores PIBs da última década, e o que temos lá hoje? Pessoas usando protetores no nariz para fazer face à poluição. Pequim, Shangai tem o ar irrespirável. Este é o preço do tal do PIB. E não precisamos ir tão longe, a busca pelo lucro, pela riqueza a qualquer preço nos trouxe a Samarco e a destruição do Rio Doce e todas as demais consequências.
O conceito velho é que temos sempre que ter o PIB crescendo e crescendo e crescendo infinitamente num planeta finito. Um planeta cujos recursos estão esgotando-se porque o modelo de progresso que conhecemos está, mais que nunca, baseado no lucro, no ganho financeiro, na geração de renda. Em última análise na ganância, pouco se importando com o equilíbrio da Natureza e a felicidade real da Humanidade.
E para termos este tal PIB crescendo geramos muito sofrimento, e sofrimento não traz felicidade. A felicidade vem da felicidade. Sofrimento só pode gerar sofrimento.
Não sei como resolver isso, mas sei de povos cujo PIB é baixíssimo mas tem florestas virgens, nascentes de água pura, mares limpos, ar respirável e baixos índices de selvagem criminalidade.
Sei que temos que repensar, neste século XXI todos os conceitos econômicos, políticos e sociológicos que conhecemos até hoje

Um comentário:

  1. Bemvindo, seu texto vai de encontro com a idéia do que é praticado num país chamado Butão (isso mesmo, o nome é estranho), onde é medido o FIB (Felicidade Interna Bruta) ao invés de levar em conta o PIB. Veja mais informações no link a seguir: http://www.felicidadeinternabruta.org.br/sobre.html

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.