08 dezembro 2015

Vamos Parar Com Essa Coisa de Fobia Pra Tudo


É gorda, e pronto. Só isso. Tem quem goste, te quem não goste. Simples.

O tal do “politicamente correto” já de há muito encheu o saco. Agora a moda são as "fobias". Se você não come hambúrgueres pode ser acusado de "hamburguerfobia". Uma bobajada só. Fobia é coisa muito além da distinção que fazemos das coisas e pessoas. Fobia é coisa séria, profunda, que exige tratamento e acompanhamento psicanalítico ou psiquiátrico.
Usando o Hoauiss, fobia é “medo exagerado” ou ainda “estado de angústia, impossível de ser dominado, que se traduz por violenta reação de evitamento e que sobrevém de modo relativamente persistente, quando certos objetos, tipos de objeto ou situações se fazem presentes, imaginados ou mencionados ".
Aí eu leio no Portal do R7 sobre a Mulher Vulcão ( http://noticias.r7.com/hora-7/fotos/explodiu-na-web-mulher-vulcao-derrete-coracoes-e-levanta-bandeira-contra-a-gordofobia-18112015#!/foto/1 )  , uma cidadã de Natal – RN, que muito gorda levanta a bandeira contra a “gordofobia”.
Que gordofobia nada. Ela é gorda e pronto. E quem a vê sabe e diz que ela é gorda. Gordofobia nem existe catalogada entre as doenças. Mas -  como eu disse, - a moda agora é taxar qualquer distinção como fobia.
Nascemos com o dom de distinguir. Separar as coisas: isto é vermelho, isto é verde. Isto é molhado, isto é seco. Isto é jiló, isto é, maxixe. E com isso decidimos do que gostamos ou não. Um amigo meu recusou uma relação com um homossexual. Foi taxado de homofóbico. Ah, qual é? Vamos respeitar. Ele não gosta de relações homossexuais, ou talvez, para maior ironia, não gostou DAQUELE homossexual. Talvez um outro... (risos)
Vamos com calma, distinguir, nomear, reconhecer coisas e pessoas não denota aversão ou fobia. Denota escolha.
Nem fobia, nem discriminação persecutória. Fobia é incontrolável, pertence ao terreno do inconsciente, deve ser tratada. Discriminação persecutória como o racismo ou crimes de gêneros é caso de polícia e Justiça.
O resto é a boca do povo usando o termo  “fobia” pra tudo, como no tempo em que para qualquer  comportamento se dizia brincando “Freud explica”, e sabíamos Freud não tinha nada a ver com o fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.