08 julho 2014

AINDA SOMOS OS MESMOS E PENSAMOS COMO OS NOSSOS AVÓS



Retroajo uma geração na letra de Belchior para o título do post de hoje.
Porque nossos políticos , vão tornando-se anacrônicos no mundo atual.
Um mundo que se expressa por imagens e rapidez da informação, pela síntese de palavras e pela capacidade digital de pensar e falar, e a turma parlamentar ainda se atém ao discurso linear e emocional do iluminismo francês.
Observando tanto a militância quanto seus líderes nos últimos dias , mesmo sendo de esquerda, direita, centro, centro oeste, leste,  estrela do norte,ou cruzeiro do sul , percebo que estão chegando agora à descoberta da máquina a vapor.
Caminham par e passo com  Victor Hugo, pai.
Não chegaram ainda a Maiakovsky. Se fosse em pintura diria que estão no Realismo clássico e nem conheceram Picasso.
A Semana de 22 e o poema processo ainda vão nascer .
Não admira que a política tradicional não mobilize a garotada.
Minha neta de doze anos senta e abre três, quatro  windows e hardwares diversos , e enquanto digita em um, conversa no outro,vê um vine em outro, e ainda sobra espaço na memória ram dela para falar ao telefone.
Nada contra a retórica. Tem seu lugar. Mas fico pasmo ao perceber o quanto estamos acostumados ao discurso linear, lógico, longo, para explicar coisas tão simples de ser sentidas.
Ponto para Dilma que com os braços disse: "É Tóis!". Tóis, a linguagem de Neymar, um garoto de 22 anos, sintonizado com a vibe do mundo atual.
Acho que nem a Presidenta sabe do alcance da sua linguagem quando fez o gesto. Valeu por cem discursos que desejassem a Neymar pronto restabeleciemnto, etc. etc. patati patatá.
Mas se os políticos e suas militâncias ainda usam e abusam desse tipo de discurso e pensamento analógico é porque ainda encontram público para tal.
Um público que a cada cinco anos -  a cada nova geração eleitoral -  estará   mais escasso à medida que avançamos na Revolução Cibernética.
Com certeza , senão nesta, mas nas próximas eleições leva a Taça não quem souber usar as Redes Sociais - onde as campanhas estão chegando agora, com 10 anos de atraso - mas quem souber usar o pensamento e a linguagem digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.