25 maio 2014

Ronaldo, a Vergonha é Um Sentimento Revolucionário


                  
O olhar de Sebastião Salgado


Marx teve a ousadia de dizer, antes de Freud, que " a vergonha é um sentimento revolucionário".

Dsde bem jovem sempre tive vergonha pelos que passam fome, pelos mendigam pelos analfabetos, pelos mniseráveis que sempre vi pelas ruas e sertões do meu País.

Envergonhava-me ver brasileiros comendo ratos no sertão para sobreviver.

Essa vergonha custou-me algumas detençoes e prisões, muitos dissabores, mas tenho dela muito orgulho.

Porque foi esta vergonha que deu-me o sentimento revolucionário que guiou a minha vida.

Ronaldo ao dizer que está envergonhado espero que abra-se um claro (epa!!) na cabeça dele e ele ganhe um sentimento revolucionário.

Não basta ter vergonha. Ter vergonha e agir como um vira latas lambendo  a mão que o apedreja isso sim é vergonhoso.

Vergonha é um embaixador tirar os sapatos para entrar nos USA.
Mas esse rapaz toda a vez que precisa tomar uma posição revolucionária, de mudança , de vitória, ele dá ré.

Foi assim no até hoje  inexplicável faniquito que nos levou à derrota na Copa de 98.

E  a uma semana da Copa lá vai ele de novo dando a ré.

Ele está confundindo vergonha com pedido de desculpas aos patrões da FIFA,  e em vez de partir para os braços do povo pobre parte para o apoio das oligarquias que nos exploram há séculos.

Sobretudo a oligarquia mineradora e agrícola  de São João del Rey de triste memória escravocata para este mineiro que vos escreve.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.