31 março 2014

Ditadura? Brasil Nunca Mais!

nunca Ditadura? Brasil Nunca Mais!

Eu tinha dezesseis anos. Naquele dia 31 de março de 1964 a chuva caía fina no Rio de Janeiro. Eu não acreditava no que lia nas manchetes dos jornais. O Exército de Minas marchava para o Rio. Greve Geral.Não havia como locomover-se a não ser a pé.

Começava ali a mais sombria noite das Liberdades e da Democracia brasileiras.

O terror implantado era tão grande que mesmo quando viajávamos com teatro pela Europa ou pela América Latina não falávamos de política com medo de sermos gravados e posteriormente perseguidos pelos serviços de inteligência da Ditadura brasileira.

Lembro-me de um entrevista que dei à Rádio Nacional da França, em Paris, e que o jornalista me perguntou:
- Há liberdade no Brasil?
Saia justa. Como denunciar sem ser preso ao voltar?
- Desculpe, não tenho autorização para falar sobre Liberdade.
Foi a irônica saída que encontrei para denunciar a falta de Liberdade.

Foram 21 anos de cerceamento da cidadania. Minha juventude não põde expressar-se livremente.
Vinte e um anos  de perseguições, torturas, sequestros, assassinatos, mentiras, ambiguidades, paranóia.

Entre todos os males que a Ditadura Civil Militar trouxe   sob o pretexto de salvar a Liberdade, a Família e o País  está a juventude que nos foi roubada.
O jovem de hoje pode tatuar-se; pode ler o que desejar; pode acessar a Internet, o Youtube;pode criar sem medos; pode falar o que quiser; manifestar-se... pois graças à luta de milhares de patriotas pode hoje viver em paz e livremente a sua juventude.
Não será castrado nos seus direitos à formação e à informação.
A nós foi negado o acesso a livros; foram criminalizados os costumes mais primários como a largura da bainha das calças ou altura das saias; filmes; músicas; reuniões; anseios; manifestações. Uma Nação onde até simples músicas do folclore nacional eram proibidas.

Desconfiávamos de tudo e de todos. Vizinhos, colegas de eescola...qualquer um podia ser um agente espião pronto a lhe entregar á tortura talvez apenas por ter você reclamado do preço do pãozinho numa padaria.
Isto durante 21 anos.
Sómente aos 37 anos, já adulto e caminhando para a maturidade pude recuperar meus direitos de jovem.

O mal que os golpistas trouxeram ás gerações de jovens de então, e a todo o País,  é indesculpável.
Precisei perdoar os que me roubaram a espontaneidade da minha juventude, perdoar os que torturaram e assassinaram  jovens de 20 anos e às vezes até menos, muitos deles  amigos meus, jovens idealistas e patriotas.

Precisei perdoá-los, mas não posso desculpá-los...Algum dia, diante da História (já está acontecendo),  da Justiça dos Homens  ou da justiça de Deus eles pagarão por esse crime.
Somente estúpidos podem elogiar o Golpe de 64 e propor a volta de uma Ditadura, ou coisa semelhante como "Intervenção Militar". Não concilio com esse tipo de gente.

Ditadura? Brasil Nunca Mais!!!

vlado Ditadura? Brasil Nunca Mais!

Um comentário:

  1. Os caras que defende essa traição (da constituição, hierarquia, e do povo) , e a mesma direita que deu o golpe e continua no poder, com sua força de mídia, militar (com o grande senhor EUA) e sua força econômica.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.