31 outubro 2013

Halloween. "É a Economia Seu burro!"



"It's the economy, stupid!". Esta  frase de James Carville na campanha de Bill Clinton resume tudo.

Ontem escrevi um post sobre o Halloween, que pessoalmente  não curto muito, porque acho mais uma colonização cultural.

Mas escrevi apenas para marcar posição, porque se o halloween dá grana então ele vai ficar e vai crescer e tomar vultos espetaculares.

Não se tratará apenas de incorporá-lo à cultura nacional, mas antes à economia nacional.Se é rentável economicamente vira cultura.

Quando o capitalismo percebeu o quanto os gays gastam em turismo, diversões, roupas, modas etc. etc. ficou muito mais fácil a luta dos ativistas gays para incluí-los na Sociedade.

O salto de qualidade se deu a partir da economia. O  Dia do Orgulho Gay, com sua Parada,  retorna aos cofres públicos e ao comércio uma grana preta!!! Que bom que seja assim, pelo menos mais direitos civis são assegurados. Claro, ainda falta a Lei Anti homofobia, mas a luta continua.

Salvar beagles? Cachorro em novela das 9? Proteção total aos animais? Claro, é bandeira justíssima, mas melhor, muito melhor assimilada pelo Sistema quando se noticia que só este ano no Brasil os PETs movimentarão 6 bilhões e meio de reais na economia. Aí cães e gatos ganham até status de cidadania.

A campanha contra o cigarro só aconteceu porque os gastos com a saúde pública se tornaram maiores que os impostos arrecadados com o tabaco. Aí a luta por ambiente livres de fumaça e por uma vida mais saudável ganha impulso e vitórias.

No Brasil dos últimos dez anos 36 milhões de cidadãos saíram da pobreza; 40 milhões entraram para a classe média...isso muda tudo. Muda a moda, a produção fonográfica, a produção literária, muda até a produção de papéis higiênicos.

Logo, não sejamos ingênuos: as lutas e os ideais de lutas por todos os direitos, por todas as causas justas, por tudo que a ideia humana conceber como um bem a ser conquistado continuarão, mas só serão vitoriosos quando do salto econômico.

O Dia do Saci não vai pegar enquanto o Saci não vender. Se o Saci  não aportar grana no mercado sob a forma de fantasias, festas, viagens, fotos, filmes...vai ficar só no ideal.

Aliás Marx já sacou isso há quase 200 anos, o apressadinho do Lenin não leu direito, e James Carville repetiu para Clinton: "É  a economia, seu burro!"

Um comentário:

  1. Olá Bemvindo, tudo bem?
    Republiquei seu texto em meu blog, o ContextoLivre, assim como aquele outro texto sobre a Rede Liberdade.
    E é sobre este último que quero deixar uma sugestão: o que você acha de manter o Rede Liberdade ativo e com a divulgação periódica - (semanal, quinzenal ou mensal)- de textos teóricos, históricos, filosóficos e doutrinários sobre socialismo, Marx, Engels, Gramsci e outros temas, como a Revolução russa, Sindicalismo, Imprensa, Partidos políticos, Luta armada, o Socialismo científico, Manifestos, Teses etc.?
    O Rede Liberdade passaria a ser um repositório de artigos teóricos sobre socialismo!
    Fica a sugestão.
    Se necessário, comprometo-me a auxiliá-lo na empreitada.
    Grande abraço e 'merda' pra você!

    zcarlos

    PS: Meu email é zcarlos@outlook.com

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.