30 abril 2012

EXISTE HUMANIDADE NO TORTURADOR?



Afinal meu personagem entrou no ar na quarta feira passada e prosseguiu ontem.
Agora vai, como "la nave va".
Diariamente estará na trama.

Mas a questão principal que se coloca para mim é se este meu personagem - Novais - possui humanidade.

Ex-agente dO DOPS (Departamento de Ordem Polítca e Social) durante a ditadura, homicida, torturador, vendilhão da pátria, corrupto, servil e cruel, frio nos crimes que comete e bem humorado por sua alta dose de formação e inteligência, Novais pode-se nominar Humano?

E a resposta é sim.

Muitas barbaridaes ele cometerá durante a trama.
Mas quantas barbaridades cometeu e comete a raça humana? Das cavernas às Cruzadas, da Inquisição á guerra da Bósnia? Da África dos ditadores canibais à guerra do Vietnam? Do Holocausto à Palestina? Das Ditaduras latino americanas ao massacre de Realengo? Do Iraque ao Afeganistão? Pois é, ainda assim somos todos humanos, bestas feras ou não. Mais bestas, ou menos bestas animalescas, somos todos "humanos".

Assim é e será Novais.

Difícil de compor, difícil de entender a representação deste ser humano que na Novela está a serviço de quem paga mais, do capital.

Novais é humano, mas suas ações são anti-humanas.

Neste fio da navalha pretendo levar minha interpretação, com auxílio da Direção e da Autoria, dos colegas e da minha intuição.

O julgamento vem do público espectador. Vocês que nos leem e assistem a Máscaras são nossos juizes.

Sobre Novais posso dizer a vocês repetindo Bertoldt Brecht, o dramaturgo marxista, alemão: "Quando chegar o tempo de ser o homem um parceiro para o homem, pensai em nós com simpatia".

No caso do Novais pode haver simpatia para com torturadores, asssassinos e servidores de ditaduras e vendilhões da Pátria?

Novais encabeçaria fácil a lista de horrores a serem apurados pela Comissão da Verdade.

Novais é a antítese de tudo contra o que lutei em toda a  minha vida. Por isto posso dizer que o conheço muito bem, e fico feliz de poder repassar o passado através do presente de Novais.

twitter @bemvindo_ator

3 comentários:

  1. Existe sim muita covardia. Quando é pego pelo colarinho se borra todo

    ResponderExcluir
  2. Ontem eu assiti sua representação. Gostei, apesar de sentir falta dos velhos tiques e trejeitos que voce sempre incorpora às personagens. Mesmo o mais malvado "cangaceiro" admitia uuma certa graça e, como vc sugere nesse seu post, uma humanidade. Nesse seu novo trabalho "possa ser" que seja mais dificil - há um certo envolvimento que pode bloquear. Mas lembre-se: isso é uma obra de "fiquição" não resgate histórico. E as dez da noite, vamos combinar... ninguém quer só porrada e ódio.
    Eu gosto de sua habilidade e vou torcendo para que voce "distorça" essa realidade!. Abços AndreB

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Bemvindo, olha para ser sincero não gostei do papel que lhe deram, espero que este papel também o ajude deslanchar, tomara que em uma próxima novela ou série lhe dêem um papel principal e de mais importância que realmente esteja à sua altura, de novo vou ser sincero e não gostei da novela, é uma trama confusa que o telespectador fica perdido em meio ao emaranhado de teorias da conspiração sem pé nem cabeça. no mais desejo-te tudo de bom e aguardo um novo personagem de sucesso para ti que tenho certeza que a tv record vai reconhecer todo seu talento em 100%. Grande abraço companheiro!!!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.