15 setembro 2011

SUCESSO QUASE "MATA" O BAFO DE BODE


A personagem estourou no IBOPE logo no primeiro dia, confirmando o que afirma Mestre Chico Anysio: “Em televisão personagem pega de primeira ou não pega, não é como no teatro onde se tem tempo para consertar uma personagem que não se encontrou ainda.”

O que era pra ser uma personagem pequena, feita por um ator desconhecido do grande público , tomou a novela.
Esculhambou o organograma  de escalação e escalões dos atores. Foi inusitado.

 Análises e papos internos rolando.
Eu , ingênuo, vendo a vida com bons olhos,  nem imaginava. Caminhava sobre  cobras e escorpiões e nem percebia.Deus protege as crianças, os bêbados e os ingênuos.
Mas a “conspiração” avançava e eu nem sabia.

Já se falava – pela boca de outros personagens :  “Vamos afogar o Bafo de Bode”, “Vamos jogar ele no rio e sumir com o corpo”.

Até que um dos diretores da Novela, a quem tenho dívida de gratidão,  numa noite, gravando na praia, numa externa, me chamou a um canto e disse:

-“Bemvindo,você quer continuar nesta novela?”
-“Quero sim.”
- “Então recua, vai pra sombra. Seu sucesso está criando problemas. Já pensam em acabar com a personagem. Recua. Você soube passar por uma Ditadura e  sobreviveu. Teve jogo de cintura. Então, vai tirar de letra esse desafio de agora.  Recua.  Menos. Deixa passar um mês, depois volta brilhando.A novela vai durar um ano, o que é um recuo de um mês?  Mas até lá: moita.”
Segui o conselho dele,  foi assim que o  Bafo de Bode sobreviveu na novela, até que finalmente, o transformaram no “careta” do  Possidônio Antunes, descaracterizando de vez a a personagem e cortando as asas dela pouco antes do fim da novela.

 Mas o “estrago” na ordem das coisas já estava feito: Bafo de Bode era vitorioso em todo o Brasil. Era irreversível.

6 comentários:

  1. Eu diria que o "estrago" já estava feito não só para a personagem, mas tb para o grande ator. Bafo de Bode pode ter recuado, mas Bemvindo Sequeira saiu-se mais vitorioso que ele e jamais foi esquecido por quem viu a novela.

    ResponderExcluir
  2. Olá Seu Bemvindo Sequeira,

    Gostaria que o Sr. soubesse que o Bafo de Pode faz parte de minha lembrança de infância.

    Não sou muito noveleiro, assisti algumas durante minha vida, e, de tudo que vi só me lembro do Bafo de Bode. O Sr. é fantástico não só por ele, mas pela história de lutas... Não acho que o Sr. mereceria um Oscar pela contundente interpretação porque o Sr. é maior que uma estatueta e é maior do que toda essa indústria canastra hollywoodiana de merda...

    Creio que um personagem ser perseguido pelos seus iguais por si só já explica a sua força, do personagem e do autor: gêmeos malditos. Era menino e durante muito tempo não sabia quem era Bemvindo Sequeira, mas sempre lembrava do Bafo de Bode! Parabéns. Seja sempre o grande brasileiro que é...

    ResponderExcluir
  3. Que tal dar nome aos bois meu caro Bemvindo. Ou um anjo anônimo nos comentários dizer quais eram as "forças ocultas

    ResponderExcluir
  4. Eu tnha 9 anos quando assistia a "Tieta" e lembro que tinha um carinho especial pelo Bafo de Bode porque o ator que o interpretava tinha o mesmo sobrenome que eu. Mas não lembrava que depois o personagem passou a se chamar Possidônio Antunes, o que torna tudo isso uma grande coincidência para mim.
    Abraços!
    Alexander Antunes Siqueira

    ResponderExcluir
  5. Na epoca fiquei suoer fan de Benvindo o chamando ate o hj de Bafo de bode ... Depois Ze bedeus foi outro classico..grande ator ainda lembro das palhacadas de Ze bedeus ...grande ator

    ResponderExcluir
  6. Nunca vou esquecer daquela musiquinha que tocava quando Bafo de Bode aparecia!! Marcou minha infância e vida para sempre! Parabéns a esse grande ator!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.