17 agosto 2011

LELIA ABRAMO, HEROÍNA DA LUTA


Ontem comemoramos o centenário de nascimento da atriz Lélia Abramo
A nova geração não a conhece, mas deve  a ela a democracia que usufrui hoje.

Atriz do mercado paulista por excelência, atuou em dezenas de peças de teatro e novelas.
Comunista  foi expulsa do antigo Partido por sua orientação trotskista.

Atriz talentosíssima nem por isso permitiu que a vaidade a tornasse individualista. Ao contrário, durante toda a sua vida nunca deixou d elutar pela classe trabalhadora , em especial pela categoria dos artistas.

Foi  Presidente do Sindicato dos Artistas de SP, e tive o prazer de conviver com ela e fundarmos, ao lado de Vanda Lacerda – Presidente do Rio, eu pela Bahia – a Primeira Confederação Intersindical Brasileira, durante a Ditadura, para abrir caminho aos metalúrgicos fundarem com o Lula à frente  a Intersindical Metalúrgica, ambas proibidas na época da repressão.
Guardo até hoje  a Ata da Fundação escrita á mão com a caligrafia dela.

Companheira de luta nunca conciliou com a burguesia,e foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores, sigla que abrigou os remanescentes  trotskistas da época.
Nunca negou a luta. Até mesmo se preciso o desforço físico. Na reunião de fundação da Intersindical o representante de Minas chegou a levantar uma cadeira para atingi-la, e ela não deixou por menos, avançou sobre ele, antes mesmo que tivéssemos tempo de apartar a briga.

Lélia , como eu, recebeu o Registro Profissional número 01, das fls 01, do Livro 01 da DRT SP por ter participado na elaboração e conquista da Lei que regulamentou a profissão de Artistas e Técnicos.

Vivaz, brincalhona, de um humor cáustico, mas seriíssima no que dizia respeito às causas dos trabalhadores.

Não perdemos Lélia. O Brasil ganhou com a sua vida intensa.

E só temos a honrá-la e à sua memória. E se hoje desfrutamos de uma democracia, ela te seu crédito merecido  junto a todos nós.

Um comentário:

  1. Tenho 48 anos e lembro-me de alguns trabalhos de Lélia em novelas, de modo especial nos anos 1970. Atriz séria, excelente. Pouco sabia sobre sua biografia, é bom ser apresentado a ela, saudades!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.