12 junho 2011

O HUMOR NAS LUTAS DO POVO BRASILEIRO


As troças sempre existiram desde o surgimento da sociedade.
Piadas, chistes, anedotas, “causos”, tudo isso é parte da vida social.

No Brasil as piadas tiveram um grande valor nas nossas lutas , quer por independência, quer por libertação e democracia.

As piadas de português surgem durante o período colonial e visavam sobretudo desmoralizar  o colonizador.

Mais tarde seriam as piadas com ingleses e europeus em geral, quando da “invasão” do capital inglês, a partir da década de 30.

Em seguida as piadas com americanos. Sempre havia uma piada que começava  assim :
“- Era uma vez um francês, um americano e um brasileiro....”
e o brasileiro sempre se dava bem.

As piadas com judeus destinavam-se à crítica da agiotagem dos bancos internacionais e ao espírito anti-cristão dos juros cobrados por agiotas.

Durante as ditaduras,  de Vargas e de 64, as piadas  serviam de apoio na luta pela redemocratização do País.

Hoje, de tempos para cá, justamente o auge do neoliberalismo e  do individualismo,  em lugar do socialismo e do espírito coletivo, contar piadas tornou-se cafona. 

A juventude foi “orientada” a negar este tipo de literatura oral e  a substituí-la por medíocres reflexões em torno do seu próprio umbigo.

Em termos de humor saímos do Século XX e não chegamos ao XXI, retornamos aos séculos XVII e XVIII, quando a Corte renascentista sem ter o que fazer, vivendo do trabalho alheio, passava os dias pensando em chistes “brilhantes” para serem ditos à hora dos jantares com os poderosos. Era o chamado “humor de espírito”, sobretudo  da Inglaterra e da França, algo como hoje denominar de “humor inteligente” o humor de classe privilegiada em detrimento do humor popular.

Vale lembrar que são justamente a Inglaterra e a França, os países que colonizaram a hoje pátria-mãe do nosso exógeno  stand-up: os EEUU.

Somente a mudança na infra estrutura econômica trará de volta um humor épico, popular e nacional como o que nos honrou desde os tempos da Colônia. Até lá...vamos de umbigadas. Kiakiakia

OBS.: Claro que se todas as camadas políticas se expressavam nas piadas, assim, a Reação criava as piadas contra os negros, os gays e as mulheres. Mas de toda forma as piadas colocavam na ordem do dia a crítica aos poderosos  e os costumes da sociedade  e não o umbigo de cada um.


Um comentário:

  1. Ótimo post, se permitir reproduzirei la no meu blog.
    Aliás, seu blog é demais assim como você.
    Volto aqui para saber.
    Abraço. Rosa

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.