28 abril 2011

ARTE DEVE OFENDER AUTISTAS, TUDO E TODOS

Dos mais de mil acessos que tive com o artigo sobre o humor ofensivo aos autistas, recebi de uma pessoa que se assina JRP o comentário raivoso e ofensivo abaixo, que divulgo não só para dar um pouco de fama ao anonimato deste cidadão equivocado, como para demonstrar que o fascismo , a intolerância e a agressividade estão presentes sobretudo naqueles que mais à “esquerda e revolucionários” desejam ser. Divulgo também por ser uma forma de continuar e estender esta discussão que tanto interesse despertou.

"Nem fodendo que você está certo.
Pois você parte do princípio de "preocupar-se com as massas", ou então o tal do "respeito".
Puta que pariu!
Humor não tem respeito!
Humor não tem preocupação!
ARTE não tem disso.
Arte é esporro na cara, é chute no saco, é fúria, é ódio, desprezo e afronta.
Quando você contém a Arte, ela vira um Zorra Total, uma coisa que serve aos interesses castradores da sociedade.
O Humor não impõem nada, quem impõem é a mídia, os interesses comerciais, as forças que manipulam o seu querido país.
A MTV faz um trabalho de vanguarda porque explora o Humor na sua essência mais básica: a ofensa.
pois TODA piada é uma ofensa e o Humor se baseia na ofensa.
Como é que se pode avançar no Humor se não se pode ofender?
Sem ofença não há humor.
Portanto, o Humor passa ao largo pois é Arte e, portanto, Arte não é pra te agradar ou pra ser comedida.
Arte é pra ofender mesmo pois se não ofender, não faz as pessoas pensarem.
E sim, você está sendo moralista pra caralho mas é covarde e hipócrita demais pra perceber isso.
Acorda e vai dormir!
JRP"
Sem responder ás grosseiras “ofenças” pessoais desferidas, devo então questionar se Bach, Beethoven, Miró, Picasso, Gauguin, Villa Lobos, Shakespeare, Nara, Toquinho, Vinicius, Tom Jobim, Pablo Casals, Neruda. Saramago, Arrelia, Michelangelo,Chico Anysio, Oscarito e tantos outros,  fizeram da arte “ esporro na cara, chute no saco, fúria, ódio, desprezo e afronta”.?

Prezado anônimo JPR: ofensa é sim agressão, é raiva, chute na cara, esporro... como você "impõem" e diz. Já o humor é amor, alegria, ternura, compreensão e  tolerância. É re/conhecer no outro a nossa própria humanidade e pelo humor buscar a palavra “absolvição”.

O humor baseia-se na capacidade crítica que temos como seres humanos, e quanto mais cultural somos ,mais refinados e mais críticos seremos no humor.

Arte é dom, relação com a divindade, busca e revelação da inspiração da alma. Enleva e alegra a todos. Nos aproxima da essência sobrenatural do mistério humano.

Brecht fazia uma arte para pensar,sem precisar ofender, chutar, esporrar, agredir.
O humor consola os tristes e deprimidos, as almas penadas e penosas. Neste ponto o humor, como um Pronto Socorro, não discute nem aprofunda temas, serve como consolo imediato. Como Consolador. A mesma função dada a ele pelo Cristo no Evangelho.

E de um Espírito Santo, de um Espírito Sadio, não podem frutificar chutes no saco esporros , porradas na cara, etc. etc. Estas coisas podem sair de espíritos imundos, de personalidades confusas, de identidades neuróticas, de cidadãos que ainda vivem a violência como valor humano.

O grande valor humano a ser cultivado  é e será sempre a busca do amor e da alegria, da felicidade.

Agredir autistas, mulheres, idosos, e deficientes faz pensar em quê? Leva alegria a quem? Autoriza o ser humano no que ele tem de melhor ou de pior? Quem é covarde? O que defende o respeito aos que não podem se defender, ou os que agridem os indefesos e puros de espírito?Nazistas ofenderam autistas, anões,crianças, homossexuais,  idosos, etnias... e levaram a pensar o quê? Que a violência e as ofensas pertencem ás bestas, aos animais irracionais.

Grato, leviatã, por ter levantado esta bola e me permitido discorrer mais sobre o tema,  antes de ir dormir, com muito amor e bom humor.

"Mexeu com autista mexeu comigo"




6 comentários:

  1. Olá Benvindo,
    Tua resposta a esse cara foi sim um merecido "ESPORRO NA CARA"!!!!
    Manda outros desses que tem milhares que merecem-no..........

    ResponderExcluir
  2. O tal "cidadão" esquece que ofender quem não tem condições de se defender não é humor é covardia. Infelizmente algumas pessoas que levantam a bandeira do Anarquismo ainda confundem Anarquismo c/ falta de educação.

    Será que um dia teremos a maturidade para viver em uma sociedade anarquista sem nos transformarmos em grandes babacas, como o tal "cidadão"?
    Não se ofenda com minhas palavras JPR, aproveite e acorde pra cuspir.

    ResponderExcluir
  3. Caro Bemvindo

    Já te respondi no twitter mas quero te dizer também aqui do quanto essa tua resposta me tocou.
    Sou cadeirante há dois anos em razão da minha "amiga" Distrofia muscular Progressiva - doença degenerativa, sem cura e sem tratamento - É minha amiga por fazer com que eu procure a cada dia me tornar uma pessoa melhor. É difícil nos tempos que vivemos porém o desafio vale a minha vida !!!
    Ajudei a fundar o PT e já faz mais de trinta anos que me tornei militante ativo de todas as horas dessa nossa linda história. Tenho lado na política, o NOSSO LADO !!!
    Na impossibilidade de andar mudei a minha forma de militância. Agora sou "blogueiro", ferramenta pela qual continuo ativo na defesa de nossas trincheiras de luta. ( E O MEU BLOG É DE HUMOR !!! http://optremdastreze.blogspot.com/)
    Também sofro para digitar, os dedos me doem muito mas como bom soldado me nego em me queixar e jamais fujo da luta. Minhas bandeiras são as mesmas que as tuas, ou sejam, as que ostentam os valores da solidariedade humana, da fraternidade, da defesa dos mais fracos e da honra !!!

    Benvindo,
    A tua resposta ao "caba" indecente me comoveu muito e não tem dor nos dedos que me impeçam de te AGRADECER ETERNAMENTE pelo que tu escrevestes aqui !!!

    Eu sei me defender sózinho mas por mim e por todos que se sentiram ofendidos pelo que escreveu esse sujeito e pelos que fisicamente tem mais dificuldade para se defenderem ..

    MUITO OBRIGADO !!!
    Do fundo do coração, da alma !!! (ambos vermelhos )

    Enio

    ResponderExcluir
  4. Sou da nova geração e confesso que também não gosto deste tipo de humor fanfarrão.
    Principalmente do pânico na tv que estava explorando humor em cima da ignorância do zina.E também não gosto quando o Bemvindo fala um monte de palavrões, é uma questão de gosto, quando não quero ver piadas imorais simplesmente não as vejo.Mas agora pra tudo existe limites quando se ultrapassa a barreira do ridículo em explorar
    a falta de respeito com o próximo.É muito triste isto e este humor babaca acaba sendo um efeito colateral da sociedade "moderna"

    ResponderExcluir
  5. Se você for aqui

    http://clockcast.blogspot.com/

    verá o pq do tal jrp defender tão fortemente esse humor:Pus, matéria e não o humor: ironia delicada chiste. Escritor(sic) que recebe seu (pretenso) público com palavrões e ofensas (Ofenças escritor?)
    Chega, senão vou acabar xingando esse chapado.

    ResponderExcluir
  6. Gente, esse JRP é um troll das antigas! Acho que desde a popularização da internet, o maior prazer da vida desse homem é trollar TUDO e TODOS!

    Ele era de foruns de discussão sobre desenhos, sempre muito mais velho que todos os outros participantes, mas não tinha postura alguma, não economizava xingamentos, palavrões e ofenças!

    Alias, quando vc disse que "Estas coisas podem sair de espíritos imundos, de personalidades confusas, de identidades neuróticas, de cidadãos que ainda vivem a violência como valor humano" você descreveu ele! Achei até que ele fosse seu amigo pra vc conhecê-lo tão bem!

    Mas trolls se alimentam de respostas, então o mais sadio mesmo é acenar e sorrir! xD

    Conheci seu blog hoje e estou apaixonada!! Entrou pra lista da leitura diária!!!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.