21 dezembro 2010

O CRISTO DA 25 DE MARÇO

Sei que é lugar comum, mas não deixo de bater na tecla de que o Natal, data máxima da cristandade transformou-se na data mais mercantilista do calendário.
A figura de Santa Klaus, divulgada pela Coca- Cola no pós II Guerra tornou-se mais marcante que a do Menino Jesus.
Em que pese que os três reis da magia trouxessem presentes significativos ao recém nascido, o dar presentes no Natal voltou a ser um ritual pagão sem nenhum significado que não seja uma falsa fraternidade e uma exibição de consumo.
O desespero de todos, cristãos e não cristãos em apressurar-se nas compras de fim de ano mostra uma carrada de cérebros lavados por propaganda maciça de que o bom da vida não é o advento daquele que viria a se tornar o Cristo, mas o desespero consumista da rua 25 de março, do Saara ou dos shoppings em todo o Brasil e no Mundo.
A própria árvore de Natal nada tem a ver com os significados cristãos, e colocar aos seus pés presentes e mais presentes remete-nos a cultos pagãos soberbamente explorados pelo comércio.
Enfim, o que deveria ser uma data de meditação, de alegria interna e glória, acaba sendo uma das mais chatas datas do calendário, motivo para glutonarias,alterações de consciência com álcool e drogas, orgias, e desavenças familiares que vem à tona em volta da mesa que deveria servir de comunhão..
Depois de sessenta anos de vida confesso que fico de saco cheio, ansioso para que passe logo esta celebração que o Igreja de Roma institucionalizou, pervertida pelo mercado. E que passados os momentos de êxtase diante de balcões e caixas registradoras possam os homens de boa vontade reencontrar o êxtase que a compreensão crística nos traz.

3 comentários:

  1. Perfeito !! Muito bom, eu tb não sinto nadade bom no Natal, acaba sendo pra mim um dia triste e vazio !!

    Marisol

    ResponderExcluir
  2. ALÉM DE SER A GLORIFICAÇÃO DO DESPERDÍCIO, COMO ATESTA O LINK

    http://informacaoincorrecta.blogspot.com/2010/12/natal-tempo-de-lixo.html

    ResponderExcluir
  3. Não podemos esquecer dos milhões de famílias que se prendem ao redor da tv com uma taça de vinho na mão e na outra uma coxa de frango para assistir à missa do GALO com nosso ilustre santidade o papa BENTO NAZI kiakiakiakiakia

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.