28 junho 2016

Quando Sou Fraco é Porque Estou Forte





Os fracos são uma permanente ameaça aos fortes. Assim como o submisso é uma permanente ameaça ao dominador.

Não lembro se foi Nietzsche quem disse que não gostaria de ser forte para não ter que viver sempre sob a ameaça dos fracos. Mas sei que foi Paulo quem disse em carta à eclésia de Corinto que “Quando sou fraco é porque estou forte”.

Não falo dos fracos de espírito, dos fracassados, daqueles que foram tragados pela dominação dos poderosos de forma submissa e fatal.

Falo dos fracos que não detém o Poder que os tornaria fortes, dos fracos que não são os donos do capital, dos fracos que são os excluídos e explorados, dos fracos que não tem dinheiro para enfrentar os poderosos com caríssimos advogados, dos fracos que não possuem as armas... Mas são estes fracos, aqui nominados, que são um constante ameaça aos fortes, poderosos, que lhes tiram o sono e a paz. São estes fracos que dominam as comunidades, as estradas , o entorno,  os caminhos por onde passam os fortes.

São estes fracos que levam os EEUU a gastar bilhões anualmente em repressão aos fracos do mundo.

São estes fracos que de forma permanente pressionam os fortes, apenas com a sua presença num mundo onde pela ótica do dominador deveriam haver apenas os fortes e poderosos. Os ricos e detentores das riquezas.

A fraca doméstica é o terror trabalhista da patroa; o fraco porteiro é o terror da segurança do proprietário; o fraco motoqueiro na porta de uma comunidade pode ser um traficante armado; o fraco querelante ocupa o tempo valioso do forte  questionado; os fracos do mundo consumirão  a água, a comida, os espaços  e muitas das riquezas naturais  que os poderosos gostariam de ter só para eles e suas crias.


Por isso entendo o dizer de  Paulo e Nietzsche: Quando sou fraco é porque estou forte.

Um comentário:

  1. Querido Bemvindo Sequeira, a coisa é por aí mesmo e mais forte do que inocência e coração puro, só mesmo o o amor ao próximo.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.