04 fevereiro 2015

A Importância do Compositor Ernesto Nazareth


nazareth A Importância do Compositor  Ernesto Nazareth

No dia de hoje, em que se completa 80 anos da morte de um dos maiores compositores brasileiros, Ernesto Nazareth vale apena relembrá-lo.
Nasceu no Rio em 1863. Compôs quase 200 músicas. Sua importância para música brasileira mede-se pela quantidade de livros e teses a seu respeito que soma mais de uma centena.
É o criador do que se convencionou chamar de “tango brasileiro”, uma variação do maxixe. Como a dança do maxixe era inadequada para a moral da época, Nazareth fez pequenas variações passou a chamar suas composições de “tango”.
Uma das curiosidades da sua carreira é que no fim do´seculo XIX e início do século XX  ele trabalhou muito em casas de instrumentos musicais e partituras tocando ao piano como "demonstrador". À época não havia fonógrafos, o cinema era mudo, e sequer o rádio existia. Portanto a melhor forma de divulgar as composições musicais que eram lançadas e vendidas era com demonstrações nas casas do gênero.
Mais trade trabalhou também como pianista de cinema mudo, no Rio. Muitas ilustres personalidades iam ao cinema apenas para ve-lo tocar nos intervalos, ou durante as apresentações dos filmes.
Contraiu sífilis, doença incurável à época, e que em seus estágios finais leva à loucura, entre outros sintomas.
Internado na Colônia Juliano Moreira, fugiu de lá um ano depois, aos 71 anos, e seu corpo foi encontrado já em decomposição numa cachoeira próxima.
Uma de suas músicas mais famosas é o chorinho “Odeon”.
hospicio A Importância do Compositor  Ernesto Nazareth
Triste imagem de Nazareth com o uniforme da Colonia Juliano Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.