31 janeiro 2015

De que Pau Você Mais Gosta? O Pau-Brasil ou o Pau de Selfie?


                                         O Pau-Brasil também chamado pelo vulgo de "Piroca"

Escrever sobre pau, num País que tem  o povo gozador que temos é um perigo que pode derivar  um assunto séri o para os mais diversos  chistes.

Como hoje é sábado, (Dia que, em tese, mais se usa o pau) resolvi escrever sobre o Pau-Brasil que deu nome a este País e o Pau de Selfie  que  hoje em dia é mais usado que o próprio nome do País.

Leio a notícia de que em 1635 um Frei escreveu o que seria a primeira História do Brasil. E neste seu livro ele reclama  da mudança do nome da Colônia ,  de Terra de Santa Cruz para Brasil, já por causa do Pau do mesmo nome.
Lá pelas tantas diz ele: “Por obra do demônio em vez de Santa Cruz...preferiram  ficar com o nome de Brasil por causa de um pau assim chamado de cor abrasada e vermelha com que se tingem  panos que o daquele divino pau , que deu tinta e virtude à Igreja”.

- Como minha senhora? Não. Não foi o Papa Francisco quem disse isso, foi o tal Frei.

Agora, com a chegada irreversível do Pau de Selfie estou achando que com  mais um crescimento deste Pau  deixaremos de chamar Brasil e passaremos a chamar a terra cabralina de “Selfe” abrasileirando o “Selfie” após muitas discussões na Academia Brasileira de Letras entre Merval e Paulo Coelho sobre o valor ortográfico de cada tipo de pau.

Minha sobrinha Képhera, a Árabe da Domingos de Moraes, lembrou-me que existem também o Pau de Sebo, o Pau de arara, o  Pau de Dar em Doido, o Pau da Bandeira, o Bate Pau...”Como tem pau neste País! “ gritou meu sobrinho Debson, o Desavisado do Grajaú.

No mais é aguardar os acontecimentos, e entre Cunha e Chinaglia esperar pra ver que pau sobe  nesta Terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.