21 março 2013

Rasas Reflexões Sobre o Fato "Feliciano"




Gostaria de saber em que país civilizado  do Mundo um deputado xinga os cidadãos presentes a uma sessão da Comissão de Direitos Humanos de "vagabundos e viados"?

Pois isto aconteceu em Brasília. Aliás de Brasília espera-se tudo.

Outro dia mesmo um mendigo idoso foi estuprado por um cidadão no meio da rua, justo em Brasília.

A indicação e posse do deputado Marcos Feliciano para a Presidência da CDHM é um desastre político, religioso, ético etc.tc..

E o pior são os etcs.. entre eles um ascenso e popularização de Marcos Feliciano sobre o campo político de Malafaia, até então reinando soberano.
Feliciano atraindo tantos protestos  passa a ter maior representatividade e mídia nos segmentos "talibans" que o tradicional discurso de Silas.

Há vários aspectos a serem observados nesta indicação de Feliciano.

Uma provocação do PSC, que acaba trasnformando-se num tiro no pé junto ao eleitorado?

Uma armação para queimar o Pastor e o segmento evangélico que ele representa?

Uma inabilidade política?

Um cochilo do PT e aliados que  priorizaram outras comissões?

Toda esta campanha contra o pastor  seria fruto sobretudo de fogo amigo?

Ou tudo isto junto e mais alguma coisa?

Ao contrário do que pensa o sr. Rubens Teixeira, o qual considero e sou leitor cotidiano,  não vejo os protestos que se seguiram como uma ofensiva contra o povo  evangélico.
Até porque diversas denominações evangélicas já se posicionaram contra a indicação de Feliciano.

Há nas manifestações, é claro, elementos radicais que condenam o fato  da indicação  como se todos os evangélicos e suas denominações apoiassem sem sombra de dúvidas o polêmico pastor. Não é bem assim.

Primeiro porque Marcos Feliciano com sua "chapinha" e sobrancelhas feitas está mais para metrosexual que para pastor evangélico. A vaidade para a maioria dos evangélicos continua sendo manifestação da carne.

Segundo porque as infantilidades políticas proferidas pelo Pastor ao longo destes anos na Rede , na WEB e na Imprensa o desqualificam para um cargo que prevê maturidade política,  isenção e equilíbrio.

Terceiro porque o sr. Feliciano não representa todos os evangélicos, e representa menos ainda o PSC , que esteve e está dividido quanto à sua indicação.

Não posso crer que não existam dentro do PSC, ou da Bancada Evangélica pessoas mais equilibradas e menos sectárias que o citado Pastor.

Pessoas capazes de unir com paz e harmonia os segmentos que discutem Direitos Humanos e Minorias.

Pessoas que não provoquem o escândalo que a Sociedade está assistindo a cada dia na CDHM.

A Bíblia é muito clara na condenação daquele que seja motivo de escândalo:"Ai daquele  homem por quem vem o escândalo" Mateus, cap. 19 v. 7

E antes do Pastor Marcos Feliciano a CDHM não era motivo de escândalos, sobressaltos e xingamentos, já que não consigo entender como um "Homem  de Deus" atraia como aliado um deputado  que chama os cidadãos presentes  de "vagabundos e viados".

Por outro lado também não consigo entender porque  o latifundiário, ex-PPS,  Blairo Maggi na Comissão  de Meio Ambiente, e o condenado pela Justiça ( e sou dos que ressalvam sua condenação), José Genoino,  na Comissão de Constituição e Justiça não causaram nenhum horror.

Embora Marcos Feliciano seja alvo de críticas por suas primárias declarações, por outro lado não recebe fogo na intensidade que os dois outros acima citados.

O que me faz suspeitar que esta briga vai além da simples inadequação do Pastor para o cargo.

Talvez haja outras cartas na manga  no jogo político,  onde o Pastor estaria mais para Peão que para Rei.


Um comentário:

  1. NAS ESCRITURAS (em uma aula, em uma faculdade, de história da música, sobre como a reforma de Lutero influenciou na música):

    “Nas escrituras a gente sabe, aqui dentro dos padrões da igreja, desde pelo menos o final do século XIII, bem determinado, discutido por pessoas dentro da igreja que as escrituras têm 4 significados:

    - significado literal histórico,
    - significado moral,
    - significado alegórico e
    - significado espiritual.

    A gente sabe disso e dentro desses significados, desses sentidos de um texto sagrado a igreja e as pessoas que sabem disso, argumentam da seguinte maneira:

    - se o acesso for direto e as PESSOAS PUDEREM FAZER A SUA INTERPRETAÇÃO, a única interpretação que lhe será possível é a interpretação literal.

    É a 1ª interpretação que todo mundo tem e é a que vai predominar.
    As outras, moral, alegórica e espiritual não serão possíveis pelo menos imediatamente possíveis.
    É verdade, mas com o tempo as outras pessoas vão construir as outras interpretações.
    ...”
    Observações de um leigo:
    - SERÁ QUE ESSAS OUTRAS INTERPRETAÇÕES SÃO IMPORTANTES PARA IGREJAS, PASTORES, MALAFÓBICOS, FELICIANOS, ETC.?
    - SERÁ QUE HOJE, NO SÉCULO XXI, DESDE O COMEÇO DO SÉCULO XVI, ESSAS OUTRAS INTERPRETAÇÕES NA MAIORIA DAS IGREJAS SÃO CORRENTES?
    - AS PESSOAS ENTENDEM AS INTERPRETAÇÕES MORAL, ALEGÓRICA E ESPIRITUAL DE CADA TRECHO DENTRO DE UM TEXTO SAGRADO QUE ELES LÊEM, SERÁ QUE ISSO É VERDADE ?
    - ONDE ISSO VAI DAR?
    - SERÁ QUE NÃO DEVERIA SER DADO ACESSO DIRETO E OBJETIVO PARA AS PESSOAS?
    - ATÉ QUANDO A ALIENAÇÃO PRODUZIDA POR VÁRIOS TIPOS DE PASTORES, DE QUALQUER ‘RELIGIÃO’, CONTINUARÁ A DESTRUIR A CIVILIDADE E A HUMANIDADE?

    TORNO A PERGUNTAR: ONDE ISSO VAI DAR?

    Só pode dar nos 'felicianos' e outros.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.