04 março 2016

Poder e Riqueza, Carência Oral e Retenção Anal



A vida é tão fugaz, passageira...passa tão rápida que os arroubos da juventude parecem que foram ontem ainda e não décadas atrás.

Mas o ego exacerbado não percebe isto. Deseja a todo custo impor sua vaidade, sua arrogância, sua sede de potência, quando o verdadeiro poder seria saber dominá-lo e não se deixar dominar por ele.

O desespero egoico de personalidades políticas brasileiras, pagando qualquer preço pelo Poder, pagando até mesmo o preço da destruição da economia do País em detrimento da população mais carente (mais uma vez os pobres pagam o tal pato da FIESP) é notório, marcante e muito entristecedor.

Tomemos como exemplo o perdedor das eleições de 2014, já que seu açodamento desde que tornou-se perdedor é o maior expoente egoico do momento. 

Se este senhor com tantos vícios aparentes, tver a bênção divina, quantos anos ainda viverá? Mais 20? 30? Fugaz, muito fugaz. Trinta anos passam rápidos demais para valerem a pena tamanho esforço em meter a mão na lambança do Poder. Para ganhar um pequeno mundo e perder a grande alma.

Para avaliarmos a fugacidade do tempo já se passaram 20 anos em que acordamos com a tragédia dos Mamonas; 26 anos de Cazuza e 34 de Elis Regina. Parece que foi ontem ainda.

Sessenta milhões, cem milhões  de dólares...é o preço de cada corrupção pessoal. Apenas para satisfação do ego. Para que o corrupto endinheirado pense que pode escapar do tempo e imortalizar-se coberto de ouro com  o toque  de Midas.

Este movimento egoico, seja por dinheiro ou por poder político traz em si vários pecados capitais: gula, luxúria, egoísmo, vaidade, inveja e ira. Tudo por orgulho. Desmedido orgulho que um ego ilusionista leva ao inferno. Porque na rapidez do tempo a prestação final das contas da vida será implacável, e com certeza, a compreensão da derrota, no momento final ( mesmo que permitida por minguados segundos) será com certeza dor maior que todas as vitórias que o orgulho e a soberba posam ter trazido em vida.

Querem o Poder? Lamento ele é ilusão. Querem dinheiro? Lamento, também, é ilusão.  Devemos acumular riqueza e poder onde ninguém possa nos assaltar ou  sobressaltar: dentro de cada um de nós.

O resto é carência oral e retenção anal.

5 comentários:

  1. Escreveu bonito! Quisera eu escrever assim.
    Quando menino, assisti a novela Mandacaru e nunca me esqueci de você, que bom que não me desiludi com os meus ídolos de outrora.

    E hoje quando me perguntam de qual ator eu gosto, respondo: Bemvindo Sequeira e Hugo Carvana.

    Também assisti ao Vai Trabalhar Vagabundo e o Dino foi meu herói de infância.

    Hoje eu acredito que o Universo não deixará os Aécios, Bolsonaros, FHC´s, Moros e Gilmar Mendes vencerem, eles são o passado, a tragédia, disseminam o ódio e o preconceito. O Universo sempre segue adiante. Para estes sobrará apenas o rancor.

    E Deus me livre acabar um velho rancoroso.

    ResponderExcluir
  2. Formidável, Bemvindo, parabéns. Me lembrei de uma frase de Jose Martí sempre lembada por Fidel Castro: " - Toda a vaidade do mundo cabe dentro de um único grão de milho" Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Geniallll esse post e
    Adoreiiii adorei seu vídeo do dia 06....
    que pensamentos claros ...
    que caminho, que direção
    numa mensagem que nos dá esperança e força para continuar nossa luta
    fiquei emocionada !!

    ResponderExcluir
  4. Meu pai, apesar de não ter tido uma "educação política" tinha um senso de justiça, honestidade e idealismo muito forte e agradeço por isto. Ele sempre me ensinou a nunca ter "telhado de vidro", a não ter o "rabo preso com ninguém" e assim mantive-me a minha vida inteira e me manterei. Como ovo e conto moedas mas ando com a minha cabeça erguida e tenho a vida "ilibada" (como vc gosta de falar, apesar de milhares de defeitos) mas íntegra e com a possibilidade de falar o que quiser e onde quiser sem poder ser "calada" por ninguém com nenhum "podre" escondido embaixo do tapete. Junte-se a isto uma personalidade autêntica e ninguém gosta de me convidar para nenhum evento, morrendo de medo que eu abra a minha boca e nada fará eu me calar. kkkkkkkkkkk Beijos no coração e aprendendo muito com vc.

    ResponderExcluir
  5. Que bom descobrir você, Bemvindo e bem-vindo!
    Adorei seus vídeos do aecim, da janaina e o do tá tudo tranquilo aqui...
    Que humor inteligente, rachei de rir!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.