25 março 2016

O Ódio Nosso de Cada Dia

selvageria O Ódio Nosso de Cada Dia

Em essência não há maldade. Há selvageria. Maldade já é cultura. Moralidade. Construção mental e racional. O que há é um selvagem em cada um de nós que precisa ser domesticado, domado, reprimido para que possamos ser dignos do nome Homo Sapiens.
Digo tudo isso em função de observar a violência vulgar dos nossos dias. As agressões que viram hábito diuturno em todos os setores.
Que cada um tenha sua religião, ou nenhuma religião...que cada um tenha seu partido político, ou nenhum...que cada um tenha seu time de futebol, ou nenhum...que cada um tenha sua individualidade e seus gostos...que cada um tenha a sua sexualidade, ou nenhuma...permitir que seja assim, isso é estar no Mundo, ser do Mundo Civilizado e conviver com o outro.
Mas o nível de agressividade que percebemos hoje quer no campo religioso, ou político, quer no campo dos afetos ou dos esportes eu nunca vi antes. Só tenho notícias disto em tribos ou grupos pré-civilizatórios.
É muito  além da maldade, é o primata selvagem manifestando-se em cada esquina, restaurante e estádio, rede social, trânsito, ruas e avenidas...
Este ódio que explode a cada momento em nossa sociedade, quer de forma individual, quer de forma coletiva me assusta e muito. Vai além da intolerância. Vai ao irracional, ultrapassa o mundo animal, já que os animais são violentos por apenas por defesa ou caça.
Este ódio diário, do Estado islâmico aos taxistas de SP agredindo os motoristas do UBER; dos black blocs aos atentados em Paris; da banalidade dos homicídios no trânsito às guerras étnicas na África...todo esse ódio gera, com certeza,  uma energia, uma aura impura, um dínamo demoníaco que nos leva mais e mais ao retorno do selvagem pré-civilizatório.
Todos, em todos os lugares estão muito agressivos. Tenho medo. Nem é do outro, mas do meu próximo: o selvagem que também habita em mim.

Um comentário:

  1. Caro "camarada" Sassarico" inicialmente bom dia! Neste espaço gostaria de lhe parabenizar por seu trabalho humorístico apresentado nos ultimos videos dedicados a caótica situação política do Brasil que vivenciamos neste momento.
    Com todo respeito pela sua ideologia política, não posso concordar com tudo que o nobre "ator" e como pessoa humana e que sabe conviver com os "diferentes" pronunciou no seu desabafo do dia 04 de março de 2016 através do seu vídeo. Agora eu estou com os dois pés atrás contra todos os "ISMOS" por que normalmente eles conduzem os seus "condutores" e "seguidores" ao fanatismo e outros "Ismos" que o amigo conhece bem. Mas eu quero chegar é nos "genocidios" que ocorreram pelo mundo afora e com maior intensidade durante o século XX durante as duas guerras mundias que foram comentados. Lembro ao amigo que se esqueceu de falar no Stalinismo da Russia e no número de pessoas de todas as classes que foram exterminadas em nome do "sucesso" e avanço do "Comunismo"?. Por que só se fala no nazismo da Alemanha, convido-o a estudar a história dos camaradas Lenin, Stalin e seus apoiadores e constatará que Hitler se torna pequeno perto das ações deles?.
    Apesar de não concordar com suas idéias politicas, lhe admiro como pessoa e competente "Ator humorístico" que é e lhe conheço desde o tempo da "Escolinha do Professor Raimundo" Saúde e paz espiritual para continuar junto a nós por um bom tempo e que possamos ver em breves dias o Brasil superar esta "crise" sem passar por uma guerra civil declarada e generalizada como ocorreu na Russia, na China, em Cuba, na Angola e em tantos e em outros lugares do conturbado mundo. Atenciosamente, um amigo que continuará assistindo todos os seus vídeos humorísticos e os outros também e sempre lhe augurando o maior sucesso possível.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.