29 janeiro 2015

Nobre Mesmo Foi o Barão de Itararé


barao2 Nobre de Fato Foi o Barão de Itararé
O Barão e suas tiradas satíricas

Há 120 anos - em 29 de janeiro de 1895 -  nascia Apparício Torelli, o jornalista satírico (em tempos de Charlie Hebdo ele é um exemplo de elegância) que denominou-se “Barão de Itararé”.
Lembro ao leitor que no Brasil os títulos nobiliárquicos do Império eram comprados e só tinham valor por uma geração. A do comprador. Se o filho quisesse continuar barão tinha que comprar de novo.
Era um mercado próspero para as finanças do Imperador: vendia-se de marquês a barão, de conde a visconde.
Mas Torelly não pagou nada pelo seu título: intitulou-se Barão em plena República e sob o pseudônimo de “Barão de Itararé” revolucionou o humor político no Brasil
“Itararé” porque foi a batalha que não houve. Durante a Revolução de 1930 quando Getúlio Vargas partiu de trem do Sul rumo à Capital Federal (então Rio de Janeiro), esperava-se que ocorresse uma grande batalha em Itararé, município de SP,  o  que não ocorreu pois o povo da cidade correu à estação e carregou Getúlio nos braços.
Conheci Apparício Torelly, o Barão, quando ainda eu era um jovem de vinte anos.
Morava eu na Ilha do Governador, no Rio e ele também. O Barão devia ter por volta de seus setenta anos, o que para mim, com  vinte anos era  a mesma coisa que deparar-se com um sítio arqueológico. (risos).
Mas já naquela época eu sabia da importância do Barão nas charges e no jornalismo brasileiro, na política e nas críticas aos governos e às  Ditaduras.
Preso na década de 30  por pertencer ao Partido Comunista, foi um dos vereadores eleitos pelo PCB em 1946 no Rio de Janeiro.
E eu ficava olhando e ouvindo aquele senhor de barbas brancas, septuagenário, e orgulhava-me de estar vivenciando a figura de um dos mais importantes jornalistas e cronistas políticos do Brasil.
Relembro o Barão com uma de suas frases famosas:
“O pão do pobre quando cai no chão é sempre do lado da manteiga.”
barao1 Nobre de Fato Foi o Barão de Itararé
Apparício Torelly

J

Um comentário:

  1. Olha um bom mercado para se lança novamente, venda de títulos de nobreza para os humoristas e artistas, na malandragem vc já fica como imperador. Já dá uma graninha, se quiser um corretor tamos ae!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.