O SAMBÓDROMO DEVIA SE CHAMAR "OSCAR NIEMEYER"
Neste carnaval o Sambódromo do Rio de Janeiro, arena pioneira para manifestações populares ( do Sambódromo de São Paulo ao de Parintins no Amazonas) completa 30 anos de inaugurado.
Foram precisos quase trinta anos para que aquele monstrengo edificio , sobra de uma cervejaria, fosse implodido e desse lugar ao projeto completo do Sambódromo.
Projeto arquitetônico do grande , genial, Oscar Niemeyer.
Projeto cultural do grande antropólogo Darcy ribeiro.
Executado no Governo Popular de Leonel Brizola.
E curiosamente - ou não? - nenhuma menção na mídia que transmite o evento do Rio a esses nomes no ano do 30º aniversário.
Nenhuma Escola de Samba sequer prestou alguma homenagem sequer a Niemeyer pelo projeto, já que a memória de Brizola poderia melindrar a platinada e trazer à Escola perdas calculáveis.(risos)
Teria sido uma emocionante e merecida homenagem que uma Escola lembrasse ao menos de Niemeyer. Mas isso também não ocorreu.
Se posso de algum modo influir fica aqui a sugestão de que o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, passe a se chamar Sambódromo Oscar Niemeyer.
Que o Conservador Marquês do Império continue com seu lugar de honra na História, mas que se dê lugar de honra no carnaval carioca ao grande Imperador da Arquitetura: Oscar Niemeyer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário.