04 março 2014


O SAMBÓDROMO DEVIA SE CHAMAR "OSCAR NIEMEYER"

sambodromo rio marques sapucai Por Que Não Chamar se:   Sambódromo Oscar Niemeyer ?
Inconfundível assinatura de Oscar Niemeyer

Neste  carnaval o Sambódromo do Rio de Janeiro, arena pioneira para manifestações populares  ( do Sambódromo de São Paulo ao de Parintins no Amazonas) completa 30 anos de inaugurado.

Foram precisos quase trinta anos para que aquele monstrengo edificio , sobra de uma cervejaria, fosse implodido e desse lugar ao projeto completo do Sambódromo.

Projeto arquitetônico do grande , genial, Oscar Niemeyer.
Projeto cultural do grande  antropólogo Darcy ribeiro.
Executado no Governo Popular de  Leonel Brizola.

E curiosamente - ou não? - nenhuma menção na mídia que transmite o evento do Rio a esses nomes no ano do 30º aniversário.
Nenhuma  Escola de Samba sequer prestou alguma homenagem sequer a Niemeyer pelo projeto, já que a memória de Brizola poderia melindrar a platinada e trazer à Escola perdas calculáveis.(risos)

Teria sido  uma emocionante e merecida homenagem que uma Escola lembrasse ao menos de Niemeyer. Mas isso também não ocorreu.

Se posso de algum modo influir fica aqui a sugestão de que o Sambódromo  da Marquês de  Sapucaí, passe a se chamar  Sambódromo Oscar Niemeyer.

Que o Conservador  Marquês do Império continue  com seu lugar de honra na História, mas que se dê lugar de honra no carnaval carioca ao grande Imperador da Arquitetura: Oscar Niemeyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.