15 agosto 2016

90 Anos de Fidel. O Socialismo Está fora de Moda



Festejo e abraço o Comandante Fidel Castro por seus 90 anos. Símbolo da luta contra o Imperialismo, estágio final do Capitalismo. Há muitos anos a Revista Carta Capital dissera que ele só teria mais três meses de vida, mas ele esnobou a revista e está aí até hoje.

Por ocasião de seus 90 anos um jornal de grande circulação nacional dedicou uma página inteira à sua biografia, estava até caminhando bem, mas no final o articulista – ou repórter – comete a babaquice de dizer que a ideologia de Fidel está fora de moda. Como se ideologia fosse uma questão de  moda para esse escriba global acostumado ao consumo de tênis, e camisas polos, e grifes de marcas.

O trouxinha precisa aprender que ideologia não entra e sai de moda, ela é ideologia e permanece como tal. Mas se a questão é moda eu afirmo  que  quem está fora de moda é o Capitalismo. Já era. Não resolveu as diferenças sociais, a miséria do terceiro mundo, as epidemias, o desemprego, o buraco de ozônio., a destruição do meio ambiente,  a violência, as drogas, a decadência dos costumes, os regimes repressores, as invasões e morticínios em diversos países e regiões do mundo, o analfabetismo no Planeta, a intolerância e por aí vai.

Os EEUU berço esplêndido do capital tem um gigantesco bolsão de miséria, de analfabetismo, de violência, de ignorância, de preconceitos, de individualismo e muitas outras mazelas.


Não digo que o socialismo é  o melhor dos mundos, mas lembro ao jornalista coxinha que o que está fora de moda, quem dançou, quem está ultrapassado de há muito é sim o Capitalismo. 

E Viva Fidel e sua ideologia.

Um comentário:

Deixe um comentário.